Encontro de Adolescentes | Pastoral Juvenil Dominicana

Nos dias 3,4 e 5 de Fevereiro, eu, a Beatriz Neves, a Mafalda Palmela, a Mariana Silva, a Patrícia Roda e a Rita Videira do 7ºano, fomos convidadas a ir a Fátima para um encontro de adolescentes, acompanhadas pela professora Elisete Brás. Sem hesitar, aceitei!
Na sexta-feira, quando chegámos à Casa dos Dominicanos, reparámos que havia outros alunos de outras localidades tais como: Lisboa, Guarda, Pinheiro da Bemposta, Leiria. O frei Carlos, que reside nesta Casa, acompanhou-nos sempre nas várias dinâmicas destes dias, em especial na parte do alojamento. Foi uma pessoa que nos marcou pela sua simplicidade e boa disposição!
Já era bem de noite, quando sugeriram a primeira atividade: o que seria? -  pensámos nós?! Todos os adolescentes foram convidados a sentarem-se em cadeiras, formando uma grande roda, onde as orientadoras "agarravam" num adolescente e juntavam-no com outro que não conhecesse. Foi assustador... Mas até correu bem! O objetivo era conhecermo-nos através das perguntas que colocávamos um ao outro para depois apresentarmos o nosso par e vice-versa.
De seguida, fizeram-se os grupos, eram heterogéneos, constituídos por pessoas de localidades diferentes; estes grupos mantiveram-se ao longo de todo o fim-de-semana. Nessa noite, ainda fizemos outros jogos, mas o relógio já passava da meia-noite e tivemos que nos ir deitar.
Às oito horas, começámos a ouvir umas pequenas vozes que diziam "Acordem, acordem… Daqui a meia hora, pequeno-almoço. Quem tem fome?" Com muita preguiça e sono, lá nos levantámos e iniciámos um novo dia.
Depois do pequeno-almoço, com os grupos predefinidos fizemos um trabalho sobre os temas: A Infância e Adolescência de Jesus, A Vida Adulta de Jesus…
Acabámos o trabalho e fomos almoçar. De tarde, cada grupo, com a sua orientadora, foi andar pela cidade de Fátima (Santuário de Fátima, lojas, ruas...) com a tarefa de inquirir as pessoas sobre quem era Jesus para eles e o que sabiam acerca dele. Deparámo-nos com todo o tipo de pessoas: umas respondiam como se estivessem a dar catequese, outras não sabiam nada sobre Ele e não respondiam, como por exemplo uma pessoa que nos disse: "Eu não sei nada sobre ele. Eu não o conheci..." Ficámos impressionados e chocados!
Nessa noite, depois de mais um serão especialíssimo, foi difícil adormecer, novamente... Queríamos continuar no convívio uns com os outros! Parecia que já nos conhecíamos há imenso tempo. Quem diria que tinham passado apenas 24 horas.
No último dia, depois da rotina da manhã, fomos preparar a Eucaristia. O celebrante foi o Frei Carlos, os acólitos foram dois colegas do encontro.
Concluído o almoço, despedimo-nos dos amigos que fizéramos, com esperança de os voltarmos a ver, quem sabe... talvez um dia!
Além das amizades e atividades que realizámos, o que mais me marcou foi a experiência em si. Se me dissessem que ia passar um fim-de-semana inteirinho com reflexões e atividades sobre Jesus Cristo, eu de certeza que nunca imaginaria como seria surpreendentemente agradável!
Eu adorei este encontro!
Partilha Marta Cordeiro

Também do Pinheiro da Bemposta, nos chegaram opiniões sobre este encontro. A Carolina Guiomar, diz: “O que mais gostei no encontro foi o convívio e a atividade das entrevistas.”

A Ana Raquel comenta: “O encontro foi muito fixe! Gostei muito do convívio, da meditação, da oração... Espero que se voltem e realizar encontros deste género!"


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Reis Magos

Quarta-Feira de Cinzas - Quaresma