Giorgio Frassati | Leigo Dominicano

A Igreja lembra hoje Pier Giorgio Frassati, leigo dominicano e  intercessor da JMJ Rio2013. Partilhamos um excerto (é extenso, mas vale mesmo a pena ler) retirado do livro ‘Santos de calça jeans’*:
"Se você ainda continua com a ideia de que os santos eram pessoas tímidas, de fala mansa, que de tanto se curvarem ficaram corcundas, que andavam sempre com hábitos, batinas os véus, que não curtiam a vida e fugiam de todas as coisas deste “mundo”. Esse pensamento mudará após conhecer o beato Pier Giorgio Frassati. Eu também pensava assim. Olhava para os santos, gostava da ideia, mas me sentia muito longe deles. (...) Em 2008, tive o grande privilégio de realizar um sonho: participar da JMJ, que aconteceu em Sydney-Austrália. O mais marcante nessa visita foi encontrar o corpo do beato Pier Giorgio. Havia fotos dele e banners que contavam a história de sua vida espalhados por toda a igreja. E cada banner que eu via crescia em mim a vontade de ser santo. Era como se meu coração pulsasse assim: “É possível”. As fotos mostram-no com a galera, na faculdade, acampando, praticando alpinismo. Todas elas apresentavam uma frase de sua autoria, e cada frase revelava seu firme propósito de ser santo sem deixar de ser jovem. Depois de andar pelo corredor central da catedral e ficar mexido com tudo o que via, segui por um corredor e deparei com uma urna, na qual estava escrito: “The body of blessed Pier Giorgio Frassati”. Tive forças apenas para me ajoelhar e fazer um único pedido: “Que eu seja santo como você”. Em mim vibrava a possibilidade de ser santo do meu jeito, com meus gostos e estilos. (...) Pier Giorgio me fez entender que posso ser santo do meu jeito, se, em cada ação minha, mostrar que sou de Deus."
*Adriano Gonçalves (Canção Nova)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23