S. Domingos - a trasladação do seu corpo

"A cruz de Jesus é o testemunho mais eloquente do amor de Deus até à humanidade e símbolo da sua vitória sobre o pecado e a morte."(*1) - Domingos gastou-se... De fisionomia alegre, de quem sabia que a cruz conduz à Páscoa, deu toda a sua vida pelo amor a Deus e aos irmãos! Em 6 de Agosto de 1221 parte para o Pai. 

"Deus permita que eu não seja enterrado noutro sítio que não seja debaixo dos pés dos meus irmãos. (...)" - No entanto  Muitos doentes, eram curados junto da sua campa. Os frades estavam, porém, reticentes em reconhecer os milagres..." 
Mas o Papa Gregório IX, grande amigo de São Domingos, exigiu que o seu corpo fosse trasladado para um jazigo de mármore. "Então, do santo corpo, começou a exalar um odor maravilhoso, manifestando-se claramente a todos, tal como o nosso fundador era um bom odor de Cristo." (*2) - Por isso a 24 de Maio temos esta festa! Nalguns países, nomeadamente em Portugal, onde o mês de Agosto, é mês de férias e dispersão, muitas vezes, é nesta data que se celebra em comunidade e família Dominicana o Nosso Pai! Porque dia 24 é um Domingo, festa do Espírito Santo, este ano será antecipada para Sábado, 23! 
A toda a Família Dominicana: Boas Festas!! 

Notas: *1 - Frei Félix Hernández, bem como o vídeo
          *2 - Frei Filipe,  in http://retalhosdavidadeumpadre.blogspot.pt/2013/05/trasladacao-do-corpo-de-sao-domingos.html


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Reis Magos

Quarta-Feira de Cinzas - Quaresma