Os Reis Magos

Os Magos erguem os olhos, vêem o sinal no céu e sabem fazer uma leitura correta. Olharam que, lá ao longe, no Oriente, resplandece a estrela do Rei que acabou de nascer. Sinal invisível para habitantes de Jerusalém. Não vão adorar nem oferecer presentes ao rei Herodes que já reinava mas ao Rei que acaba de nascer. “Quem é esse Rei tão pequeno e tão grande? Uma criança que ainda não fala e em Deus é Palavra”.

(Mt 2)“Depois que Jesus nasceu, na cidade de Belém da Judeia, na época do rei Herodes, alguns magos chegaram a Jerusalém, perguntando: ‘Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo’”. “Brilha nas alturas e se oculta na humildade”.

“Os magos eram da classe sacerdotal persa e babilónica estudavam astrologia. Foram segundo e perguntando e ao encontrar o Menino deitado na manjedoura, sem sinal exterior de realeza, ofereceram presentes e O adoraram. Eles sabiam que grandes reis tiveram um princípio simples e por isso não hesitaram”.



Onde está o Rei dos judeus que acaba de nascer? – lemos no capítulo 2º do Evangelho e, no capítulo 27 do mesmo Evangelho: “Por cima da sua cabeça escreveram a causa da condenação:  JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS”. E, na outra passagem da Escritura, Jesus disse: o meu reino não é deste mundo. Jesus falou várias vezes no Reino. (Mt 3, 2 convertei-vos, o reino de Deus está próximo. Jesus anunciava o evangelho do Reino Mt 4, 23.  Mt 5, 3; 5, 10 … porque deles é o Reino dos céus. Mt 6, 10 venha o Teu Reino. Mt 9, 35).



Os Magos anunciam “Vimos a sua estrela...”, acreditam e vão a caminho perguntando. São símbolo de quem caminha na fé e deseja na realidade. “Em contraste vemos os Sumos sacerdotes que sabiam indicar o lugar mas não deram conta do tempo em que isto aconteceu e não foram adorar. Vemos Herodes que tema que o Rei recém nascido lhe tire o reino. Não sabe que Deus que lhe tinha dado vida e a autoridade vinha lhe dar o Reino Eterno, a vida em plenitude já nesta vida e em vez de se alegrar se entristece. Nos representa a nós que temos medo de acolher Deus pensando que nos pede o que nós tememos e desconhecemos o que realmente nos quer dar… Aprendemos com os Magos o caminho certo para viver feliz. Buscam Deus, adoram, oferecem presentes e depois do encontro seguem o aviso de Deus em sonhos e regressam por outro caminho, não pactuando com a maldade de Herodes.



Deus se revela aos olhos humanos. “Esta revelação divina se dá em alguns casos particulares, porem se destina a comunidades concretas e deixa marca na história da humanidade”. Se manifesta aos pastores, aos “Reis”  Magos, através da estrela na busca pelo estudo da astrologia;  ao Simeão e a Ana, no Templo quando iam rezar; aos pastores no seu trabalho simples o anjo lhes anuncia a grande alegria. Eles se alegraram e admitiram que um Deus tão grande pode se tornar pequeno e entregue a nós por amor.



Aprendemos hoje a vivermos com os olhos e o coração erguidos em direção a Deus que vem no nosso dia a dia. Deus vem ao nosso encontro pelo desejo do encontro, que nos ajuda a abrimos a porta. Não permita Deus que valorizemos o que é passageiro como se fosse eterno, nem desprezarmos o bem que é eterno, como se fosse algo passageiro. Ele vem na pequenez do Menino, para crescermos com Ele, veio para nos salvar e com os Magos aprendemos a adorar.


Ir Arta Izabel Lekaj

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Dominismissio '23

Vida Consagrada: Postulantado