Festa da Assunção da Virgem Maria

 
Para celebrar esta linda festa partilhamos a meditação feita por um dos nossos irmãos dominicanos de Espanha, fr. Félix Hernandez:


"Um dos meus irmãos dominicanos é o reitor de uma famosa basílica e por ocasião destas festas fez algumas intervenções muito pertinentes que eu gostaria de ter hoje presente. Este frade lembrou que não podemos desligar a nossa fá da realidade em que vivemos. De um contexto, que devido à crise económica, se tornou muito difícil para muitas famílias e por isso a melhor oferta que se pode apresentar não são as flores, nem os bordados, nem as joias…mas sim a  solidariedade para com os irmãos. Porque a imagem de Maria fica muito mais bonita com um quilo de comida que se dá aos que precisam do que com o melhor ramo de flores que possamos imaginar.
Acabo de chegar da Cáritas e sinto um nó na garganta pelas situações  que conhecemos todos os dias; por não poder fazer tudo o que gostaria … e sinto-me muito orgulhoso pela coragem deste meu irmão.
Porque mesmo que pareça mentira, ainda existem muitos locais e pessoas que não têm consciência desta grande verdade; âmbitos que não podem ou não querem entender uma fé que dispensa ouros e adornos e que se chegam mesmo a ofender quando se diz este tipo de coisas.
Mas Maria não é uma senhora coberta de riquezas, de coroas e fios brilhantes…é a mulher do Magnificat, a que aposta nos pobres e nos pequenos com o mesmo zelo com que o faz Deus, é a imagem de uma igreja que não pode descansar enquanto existir um irmão que sofre ou passa necessidades…por isso é também a mãe da esperança…porque a sua vida e o seu exemplo no seguimento do seu filho Jesus ensinam-nos que no amor, no seu amor, nada está perdido.
Todos o problemas, todo o sofrimento, toda a escuridão desaparece se nos agarramos a esse amor; se o vivemos e mostramos aos que nos rodeiam; se decidimos arriscar e aceitá-lo.
Se queremos honrar a nossa Mãe, sabemos bem o que a fará mais feliz…"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Reis Magos

Quarta-Feira de Cinzas - Quaresma