6º Testemunho | Ivo Machado

"A energia está no teu coração!”
Esta poderá ter sido uma das descobertas mais incríveis que aprendi nesta semana de trabalho. Uma semana onde, à partida, seria muito pouco provável que eu pudesse participar; já que me considero alguém que se acomoda muito facilmente a rotinas, a hábitos. Aceitar este desafio implicava conviver com pessoas com quem nunca estive. Implicava tornar-me portador de alegria e de amor, quando muitas vezes parece ser eu quem precisa de tal. Implicava sair da zona de conforto e aceitar o desconhecido.
Mas aceitei. Porque o fiz tão prontamente não sei. Talvez tenha sido um grito de protesto, nascido de quase três anos de trabalho e estudo intensivos na universidade, três anos mecânicos, impessoais, egoístas. E como me parecem agora tão sem sentido esses anos à luz desta experiência fantástica – onde levámos o sorriso a quem já não sabia sorrir, o amor a quem já se sentia abandonado, a fé a quem já tinha perdido a esperança. As dúvidas, o cansaço, a fadiga, tudo isto ia desaparecendo há medida que íamos deixando que a força de Deus agisse connosco, fazendo-nos disponíveis mesmo quando não parecíamos ter mais forças.
A recompensa? Não era esse o objetivo, mas acabávamos por recebê-la à mesma. Pensávamos que íamos levar o sorriso, mas foi o sorriso que recebemos. Pensávamos que íamos levar a esperança, mas foi com esperança que nos encheram . “A energia está, de facto, no teu coração”, no coração de cada pessoa com quem nos íamos cruzando e que pela sua fome de viver e de amar nos renovavam completamente a energia, incentivando-nos a partilhar mais e mais. A frase com que inicialmente comecei o texto, está inscrita numa das t-shirts que levei para esta semana. É curioso que nunca até então me tinha apercebido do que dizia, não tinha noção daquilo que transportava comigo. Muitas vezes não nos conhecemos a nós mesmos, nem temos completa noção daquilo que poderemos transmitir aos outros. Esta semana levou-nos a todos a olhar não só ao que nos rodeia mas também para nós mesmos e a descobri o potencial que trazemos inscritos. Cada um, à sua maneira, já tem o que é preciso para poder levar amor àqueles que mais precisam.
Agradeço ao grupo fantástico com quem me cruzei e que comigo fizeram esta caminhada. Nem todos estariam dispostos a fazê-la. Na primeira partilha do encontro, tinha pedido para que“Deus me pudesse surpreender”. No meu intimo sabia que isso ia de facto acontecer, mas sinceramente, não com tanta intensidade. Por isso, Obrigado Senhor. Obrigado por me teres surpreendido, obrigado por me teres orientado e respondido às minhas dúvidas e pelo amor que não acreditava ser capaz de dar.
Continuaremos juntos esta caminhada! Até já!
Unidos na Fé, Unidos em Cristo

Comentários

  1. Sim.. continuamos unidos... "fazendo o bem sempre onde seja possível" e onde nos encontramos!! ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23