O Dominismissio acabou - Balanço Anual

 Dominimissio – Percurso de Descoberta

 Regresso a casa. Numa dualidade de sensações, durante a viagem, sinto que deixei algo para trás e que levo algo novo. É com saudade que termina uma semana gratificante numa cidade que não conhecia. No percurso até casa, numa avaliação pessoal da semana, apercebo-me de todas as boas memórias que ficaram gravadas e que me fazem crescer um pouco mais.
Tinha há algum tempo a curiosidade de participar numa atividade de voluntariado e já ouvira falar do Dominimissio como uma ótima experiência. Agradecendo o convite que me foi feito, aceitei participar no programa de missão proposto. Ao longo de uma semana estivemos presentes em várias instituições locais onde desenvolvemos variadas atividades. Numa descoberta contínua do outro que motivava uma recriação diária de nós mesmos, oferecemos o nosso tempo e sorriso a crianças cheias de energia e idosos com grandes histórias de vida.
Com um grupo muito variado de pessoas no voluntariado, todos se uniram, descobriram mutuamente e contribuíram para a difusão da mensagem de Teresa de Saldanha “Faz o bem sempre”. Juntos levamos esperança, animação e alegria a idosos e crianças. Juntos tomamos parte de uma missão maior de ajuda e solidariedade com o próximo. Nos pequenos gestos encontramos grandes atitudes e na humildade uma forma de vida mais sincera.
A diversidade de momentos proporcionou o despertar de diversas emoções. Através de momentos em que preparamos as refeições de grupo, orações ou o simples convívio, criamos laços de amizade que certamente perdurarão. Com cânticos, danças, jogos ou diálogo transformamos aquilo que seria mais um dia da vida, num dia que fica na memória. No dar e cuidar do outro tornamo-nos mais humanos, mais conscientes da realidade e de quem somos. Percebemos a necessidade de comunicar que existe em cada pessoa e a forma diversa como cada um o faz. Todos se mostraram disponíveis para ouvir e acolher e através de atos concretos espalhamos e vivemos a mensagem de amor que Jesus Cristo nos deixou.
Já depois de chegar a casa adormeci com uma certeza: Durante o dia de amanhã ainda há muito que fazer. O Dominimissio não acabou naquele dia… Plantou sementes em cada um de nós e naquele lugar. Façamos o bem sempre para, assim, frutificar esta experiência.

Pedro Paiva


Desejamos que essas sementes floresçam em 2016 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Reis Magos

Quarta-Feira de Cinzas - Quaresma