Feedback do Jubileu chega de Leiria

                Realizaram-se, no dia 9 e 10 de janeiro de 2016, as comemorações dos 100 anos da morte da Madre Fundadora, Teresa de Saldanha, e tal como seria de esperar as pessoas que acreditam e vivem a mensagem desta grande Mulher, estiveram presentes, neste momento tão glorioso.
                A eucaristia, presidida pelo Cardeal D. António Clemente, decorreu na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, com a participação de milhares de pessoas oriundas de diversas partes do país e do mundo, que vieram com o mesmo cariz, vivenciar este acontecimento.
                Após um almoço de partilha e convívio onde reinou a alegria, continuou-se a viver momentos de muita beleza, com uma tarde cu







ltural que contou com a participação ativa e presente ou “online” de várias escolas/comunidades de Portugal, Timor, Guiné, Moçambique, Albânia, que tinham por base os ensinamentos de Teresa de Saldanha. O hino de Teresa de Saldanha foi cantado pelas crianças presentes no palco juntamente com toda a assembleia.
                No dia seguinte, as comemorações continuaram na Casa das Irmãs Dominicanas. O domingo começou com uma eucaristia na bela capela da mesma Casa, preparada e animada pelo grupo VTS e, de seguida, todos foram convidados a escutarem as apresentações “O Encontro de Teresa com o Olhar de Jesus”, pela Irmã Joana Rafael e outra pela Irmã Rita Nicolau acerca de Teresa Saldanha ser Venerável. 
                Depois de um almoço animado, seguiram-se partilhas de experiências emocionantes e impressionantes, por irmãs, professores, membros do VTS e outros amigos que, de alguma forma, encontraram sempre ajuda e amor na vivência de Teresa Saldanha. 
                O encontro terminou como uma oração de Taizé serena e calma onde pudemos refletir acerca destes dois dias imensos e cheios de experiências que levamos connosco. Foi ainda entregue o “ADN Dominicano” símbolo da importância que as Irmãs Dominicanas, juntamente com o testemunho de vida incrível de Teresa de Saldanha, têm ao longo da vida dos seus Voluntariaos e Amigos.
                No regresso a casa, os corações dos presentes ficaram repletos de amor e conscientes de que podem contribuir para um mundo melhor. A riqueza deste encontro passou por momentos de reflexão, de risada que nos ajudarão a partilhar com os outros a ação de “Fazer o bem sempre e onde seja possível” tal como a Madre Fundadora nos transmitiu.
                                Marta Cordeiro (VTS Leiria)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Reis Magos

Quarta-Feira de Cinzas - Quaresma