Mês de Maio - Mês das Mães

Mãe com um sorriso sempre a remar.
“A nossa mãe com o seu sorriso sempre a remar”, foi este o “retrato” deixado por uma jovem Irmã, acerca da Madre Teresa de Saldanha. Esta é uma boa definição da sua maternidade. Teresa de Saldanha foi, na verdade, mãe-fundadora, mãe-coragem, mãe sorriso, mãe servidora. Uma mãe fecunda, apesar de não o ser a nível biológico.
Foi mãe ao dar a vida, ao proteger a vida de incontáveis crianças, jovens, mulheres, operários, foi mãe ao educar, promover, ensinar e corrigir. Foi mãe enquanto viveu e continua ser mãe, a gerar novas vidas e a dar sentido à vida de tanta gente. Foi mãe enquanto viveu e ensinou a Palavra de Jesus: “minha mãe e meus irmãos são os que escutam e põem em prática a Palavra”. Lc 8, 21
Uma maternidade fecunda a de Teresa de Saldanha, ao longo dos anos que viveu e dos 100 anos que nos separam da sua partida do nosso convívio. Foi mãe que espalhou sorrisos e afectos no seu remar constante para que todas as suas filhas e filhos pudessem ter melhor qualidade de vida. Ser mãe é dar e é dar-se. Esse foi o testemunho que Teresa nos deixou. É essa a vocação de qualquer jovem/mulher, ser mãe, dar-se aos outros com ternura, com carinho, para que todos, sobretudo os que não tiveram oportunidades, tenham um colo onde se aconchegar e um coração onde partilhar lágrimas e alegrias.
Queres tu também ser a mãe de tantos que a não têm? Experimentarás a alegria de uma incontável fecundidade, se a exemplo de Teresa fores uma “mãe com o seu sorriso sempre a remar”. Muitas crianças aprenderão de ti a sorrir e a amar. E o mundo será bem melhor.
Ir. Rita Maria Nicolau


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23