Meu rico São João
Autor desconhecido |
É o único Santo, (com exceção de Nossa Senhora,) que se celebra a data do nascimento e é o único que é festejado sempre no dia 24 de junho, até quando calha ao Domingo! Porque foi ele quem preparou o caminho, foi a "Voz que clama no deserto"!
"A Igreja celebra o nascimento de João como acontecimento sagrado: não há nenhum, entre os nossos antepassados, cujo nascimento seja celebrado solenemente. Celebramos o de João, celebramos também o de Cristo: isto tem sem dúvida uma explicação. E se não a damos tão perfeita como exige a importância desta solenidade, meditemos ao menos nela, mais frutuosa e profundamente.
João nasce de uma anciã estéril; Cristo nasce de uma jovem virgem. O futuro pai de João não acredita que este possa nascer e é castigado com a mudez; Maria acredita, e Cristo é concebido pela fé. Eis o assunto, que quisemos investigar e prometemos tratar. E se não formos capazes de perscrutar toda a profundeza de tão grande mistério, por falta de capacidade ou de tempo, melhor vo-lo ensinará Aquele que fala dentro de vós, mesmo estando nós ausentes, Aquele em quem pensais com amor filial, que recebestes no vosso coração e de quem vos tornastes templos."
Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo;
(Sermão 293, 1-3: PL 38, 1327-1328) (Sec. V)
São João que procurou viver sempre como amigo de Deus, como Santo, que saibamos, com martelos ou alho porro afastar tudo o que nos estraga a vida... e apontar a LUZ, que é Cristo!!!
Comentários
Enviar um comentário