Encontro Nacional VTS 2016

Não estava à espera de sair sexta à noite, normalmente as viagens são mais cansativas, mas apesar disso fez-se muito bem.
Instalámo-nos, esperámos que todos chegassem e fizemos uma dinâmica para conhecer as várias pessoas do VTS.
Eu para variar, comecei por me apresentar para quebrar o gelo. A dinâmica começou por ter um desenho de uma árvore, esta que tinha sido plantada por Teresa de Saldanha e todos preenchemos os ramos com folhas, nós completamos esta semente.

Foto de Ir.Alzira Ferreira
Como em todos os encontros acordar cedo é uma dificuldade mas pôr-nos acordados é sempre fácil. E uma das melhores formas de nos acordar é começar a manhã com uma palestra pelo senhor Fernando. Simplesmente espetacular, pôs-me em lágrimas e por outro lado pôs-me um sorriso na cara. É super contagiante o otimismo que o senhor Fernando passa e que nós começamos também a passar! Além deste otimismo, também nos passou a mensagem de acreditar em nós. Eu sou capaz, eu tenho capacidades! E claro, para continuar esta ideia de capacidade, temos de construir com massa a construção mais alta mas com uma base para se segurar. Simplesmente fantástico, sozinhos podemos ser fracos, mas juntos continuamos unidos e ultrapassamos qualquer obstáculo.

 
A palestra teve muitas dinâmicas, sem dúvida. A que eu gostei mais foi quando nos puseram um papel colados nas costas e as pessoas foram escrevendo os atributos que achavam que tínhamos. E ainda com a folha colada nas costas tínhamos de adivinhar aquilo que as pessoas tinham escrito. Sem dúvidas fiquei admirado com aquilo que as pessoas do grupo pensam de mim e fez-me sentir espetacular, fez-me sentir finalmente integrado.


Depois desta palestra, que é que calha mesmo bem? Exatamente o almoço. Comida saborosa, companhia espetacular, tudo o que era preciso estava nas refeições ali em casa.
Depois de descansar, tomar café, acordar da sesta… Uma atividade com os escuteiros esperava-nos. Este fim-de-semana também foi o encontro nacional dos escuteiros e por consequência tínhamos de fazer uma atividade com eles. Dar-lhes a conhecer Teresa de Saldanha. Foi sem dúvida um bom desafio mas todos os grupos participaram, integraram-se super bem e mesmo com alguns contratempos conseguimos reorganizar-nos e tratar de tudo.

Foi uma atividade emocionante, cansativa mas, no final não podíamos estar mais orgulhosos.
Fomos para casa, preparar o jantar, descansar, organizar virgílias, as coisas do costume antes de jantar. Ao jantar mais do mesmo, ambiente espetacular, muita conversa, muita gargalhada, excelente mesmo.
A virgília depois do jantar foi qualquer coisa… Foi super silenciosa, emocionante, calma. Sem dúvida um ambiente de virgília.

Foto de Ir. Alzira Ferreira
E depois de um dia cansativo, temos a melhor parte, ir para a cama e prepararmo-nos para o porquê daquele encontro. 
Foi uma missa preparada por nós, onde alguns fizeram compromisso, outros renovaram e outros fizeram uma oração. Foi o início de uma coisa um bocado maior do que nós.
Ter feito o compromisso foi sem dúvida um grande desafio, mas é algo que tinha de fazer. Foi um dos melhores encontros a que fui, faço parte da família e todos me vem como tal. É uma das melhores sensações que me podem dar, sentir-me parte. 
   
Foto de Ir. Flávia Dores


Luís Almeida

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23