V Jornadas da Pastoral Juvenil

O tema desta V Jornadas da Pastoral Juvenil era "Construir-se como pessoa". 
Os primeiros temas a debate foi: a perspectiva bíblica e da doutrina social da Igreja, onde o primeiro orador foi D. António Couto, com o enfoque na perspectiva bíblica. 
D. António começou por informar os participantes de que os mesmos deveriam de estar abertos à influência de Deus. Devemos fazer as nossas construções a partir de cima, a partir do cume que é Cristo. Ele é o fundamento do espiritual encontra-se no cume.
Este bispo convidado provocou os presentes, dizendo que é necessário passar o paradigma  e construir-me a mim, não a partir de mim, mas a partir do Outro. Não consigo perceber a minha identidade sem o outro; sirvo-me do outro para me conhecer e até mesmo para chegar a Deus. Se eu tentar compreender-me a mim mesmo, sem o outro, então estou a fechar-me em mim mesmo. Eu preciso do outro para me conhecer e chegar a Deus. 
António Couto referiu ainda da heteronomia, em oposição à autonomia, pois autonomamente não vou muito longe. Devemos acolher o que vem de fora, pois, a palavra de Deus também vem de fora. Cada um de nós não vale por aquilo que é, mas por aquilo que lhe é feito.    
Ajudou-nos nesta reflexão:
- A perspectiva bíblica - D. António Couto 
- A perspectiva da doutrina social da Igreja - Pe. José Manuel P. de Almeida
- Questões atuais, a ideologia do gênero - Dr. Diogo Gonçalves
Fica o desafio de interpretarmos nossos sonhos, nossa vida À Luz de Deus como verdadeiros cristãos! 
Natália Faria


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23