Finalistas

 As grandes Festas tem Vigílias, tem preparação, tem aquele momento em que saboreamos o "já e o ainda não", O acreditar e sentir uma empatia, e uma fé neste Jesus, mas não O ver, não O tocar, ouvir tantos argumentos contra... E até Duvidar...  
Foto de Natália Faria
E uma grande festa, tem tantos preparativos... E há os trabalhos, e o cansaço e a incerteza, terminar uma fase da vida, mas ir para onde? Terminar este ano e concorrer ao Mestrado... 
Por tudo isto, já há uns anos vai aparecendo um grupinho de jovens finalistas, que escolhe preparar o grande Dia da "Benção das Pastas" à procura deste Deus, que é como Diz Catarina de Sena, "um mar sem fundo/ Mais eu mergulho, mais me afundo/ Mais eu te encontro, mais te procuro ainda/ Sede que tu saciaste no deserto um dia/ Para sempre fica com sede de ti"
Sábado Dia 20, após estar com um grupo de jovens, que com os seus animadores procurava razões para continuar a caminhada; estar na Eucaristia com o grupo de catequese, do 7º ano, da Glória... À noite, foi tempo de rezar, para alguns foi tempo de receber a misericórdia de Deus, no sacramento da reconciliação... 
para mim, foi tempo de agradecer... Por ver que Deus atua em cada um...
 Claro que nem todos tem tempo... Uns vem mais tarde, outros saem mais cedo, mas se a vida é viver o "já e o ainda não", também é uma estação de comboios, com chegadas e partidas.. E cada sorriso é a semente válida! 
Se muitos não tem tempo... Dou graças a Deus por cada um que pára, que vive: 
" Aqui estou eu, para Ti Deus
Foto de Natália Faria
Tua voz ouvi a chamar
E eu irei Deus, se guiares
Minhas mãos a ti servirão"

Porque como rezamos na Vigília: "Deus espera algo de ti, Deus quer algo de ti, Deus espera-te. Deus vem quebrar as nossas prisões, vem abrir as portas das nossas vidas, das nossas perspetivas, dos nossos olhares. Deus vem abrir tudo o que te fecha. Convida-te a sonhar, quer fazer-te ver que contigo o mundo pode ser diferente. Se não deres o melhor de ti mesmo, o mundo não será diferente..." (Papa Francisco, Campus Misericordiae, JMJ 2016) 
Esta necessidade de assumirmos a responsabilidade pelo bem do mundo de ser jovem e de lutar, também foi frisada no Domingo, na homilia, da Benção das Pasta, pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.
Foto de José António Carneiro
Parabéns a cada Finalista, que o Senhor vos guie e vos ilumine... A sociedade precisa de vós, a Igreja precisa  de vós! 
 Ir. Flávia Lourenço, op

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23