Dia Mundial das Missões - Ir. Irene - Albânia 2017

Olá, eu sou a Irene, tenho 50 anos, (...) uma pausa para escutar: I belive I can fly, R. Kelly
Ainda não contei? Eu nasci no dia da Festa de Santa Catarina de Sena num lugar chamado São Domingos (Portugal). – “Como seria a minha vida se eu não fosse Dominicana?” Até podia ser boa, mas não era a mesma “coisa”.
No ano em que a Congregação (Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena) Celebrou os 150 anos; e, aos 48 anos fiz de novo os Primeiros Votos. E, eis que 30 anos depois de nascer o sonho de partir para as Missões Ad Gentes recebi o convite para partir para a Albânia (2 dias depois dos Votos). Sim, SIM  e 3 meses depois cheguei ao Aeroporto Nënë Teresa.
       A Albânia é um pequeno país da Europa central, lindíssimo, todo cercado de montanhas e com belas praias; É tipicamente Islâmico, embora muitos sejam “não praticantes”, enquanto outros são mais radicais e é normal ver mulheres e crianças com véu e ou com burca; os Cristãos são 5% dos crentes.
       O povo albanês é de uma Fé incrível, tem fome e sede de Deus; e, em tempos passados foi proibido de viver a sua Fé, viu os seus Templos destruídos ou transformados em galinheiros; Islâmicos, Bektaxis e Cristãos vivem em paz, não é apenas tolerância, nos bairros, todas as pessoas vivem/vivemos como bons vizinhos, como irmãos. Os Santuários - Católicos - como por exemplo, Santa Eufêmia e Santo António ficam situados no meio das montanhas, em lugares fantásticos em beleza, silêncio, luz, água... são pequenos lugares do Céu na terra.
       Qual é a minha missão? Qual é a nossa Missão?
* A nossa Missão aqui é viver em comunidade, Rezar, estudar, celebrar Eucaristia, usar de Caridade - Fazer o Bem Sempre -  em COMUNIDADE.
* A nossa Missão aqui está ligada sobretudo às crianças: damos apoio a um Jardim Infantil da Igreja Católica, em Maminas, uma localidade a 20 km de Tirana, onde apenas 2 crianças são Católicas; Dirigimos de um Jardim Infantil, em Breglumas, um bairro pobre nos arredores da Capital, onde crianças islâmicas e católicas crescem e aprendem a viver juntas  e em comunhão fraterna;

* A nossa Missão aqui é: Colaborar com os Padres Salesianos na Evangelização do Bairro e na Igreja, quase tudo é da nossa responsabilidade;
* A nossa Missão aqui faz-se no terreno, juntos dos mais pobres e doentes, visitando as famílias, escutando as pessoas e depois é “ajudar sempre e onde seja possível” (TS);
* A nossa Missão aqui concretiza-se através da oração do Rosário em casa das famílias ou com a presença do senhor Padre, celebramos Eucaristia nos confins do Bairro, como no tempo dos Apóstolos.
 * A nossa Missão aqui realiza-se na luta contra o tráfico de pessoas em colaboração com a ONG – URAT.
* A nossa Missão aqui – há quase 20 anos - é Ser Sinal da Ternura de Deus.
      É fácil? A língua albanesa é difícil, a cultura é “antiga”, a comida é à base de lacticínios – sou alérgica; as Irmãs, somos todas muito diferentes… por isso às vezes é difícil, mas como disse o Papa Francisco em 2015, dirigindo-se aos jovens: “Não deixem que vos roubem o sonho” de serem MISSIONÁRIOS.
     E aqui conheci pessoas fantásticas; viajei com os jovens da paróquia até Medugorje (Bósnia), tive o privilégio de acompanhar a canonização de Madre Teresa de Calcutá – albanesa – a nossa Nënë Tereza; De Viver a canonização de 38 Mártires albaneses. Que vidas! Que testemunhos! Quanto Amor – maior do que tudo que se possa chamar grande! Sinto-me “quase nada” (inútil) diante de gente verdadeiramente GRANDE.
      Uma curiosidade: sabem qual é o melhor local para se rezar em Tirana? A Catedral Ortodoxa: simples, linda, silenciosa, bom acolhimento – vale a pena ir e ficar um pouco.
Jesus terá dito: “A casa de meu pai tem muitas moradas” e assim é de facto; E com o coração sempre aberto para as surpresas de Deus estou quase, quase a abraçar uma nova Missão em Portugal – “Ofereci-me a Jesus, então Ele fará de mim o que quiser.” (TS)
   Um segredo: gosto de rezar o Rosário em várias línguas e antes de adormecer quando estou cansada ou preocupada com alguma coisa, escuto Salve Rociera..
Ser Missionário é uma arte de viver com Cristo Ressuscitado, onde e como Ele quer!
Com tudo que tenho vivido, só posso dizer 2 “negócios”: 
A vida com Cristo Jesus tem SENTIDO, “a Ele devo a minha liberdade” (Ex.15) 
e “FELIZ 1000 Xs FELIZ sou eu e por tudo dou graças a Deus”. (TS)
(continua)

Nota: Foi publicado, em Inglês, francês e espanhol - As línguas oficiais da Ordem Dominicana no site do IDYM (Jovens Dominicanos):
http://www.idymop.org/en/index.php?option=com_content&view=article&id=152%3Aday-feast-of-our-father-st-domnic-2017-albania&catid=35%3Anews&Itemid=59
Esta semana partilhamos aqui em português!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23