Completas com...

Porquê o voluntariado? 

Jovens e Irmãs com a mesma paixão, Jesus Cristo!
Hoje deu-se graças pela existência da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, que nasceu à 149 anos na clandestinidade!
Tal como no VTS, a Associação Protetora das Meninas Pobres teve sempre leigas, que colaboram com a Madre Fundadora e com as Irmãs. Uma associação com reuniões e atas e cotas... Tal como hoje, só não acertavam as reuniões pelo facebook como fazemos agora... 
Carta da Madre Fundadora a uma amiga, a tesoureira da Associação Protetora das Meninas Pobres, Mª Augusta:
"Tinha toda a esperança de te ir fazer uma visita uma destas tardes, mas tenho saído pouco, porque a mamã tem estado incomodada de um pé, com um jeito q e deu. De dia tenho sempre tanto que fazer, que me não chega tempo. Hoje vou às portas da Cruz, [foi aqui a primeira comunidade das Irmãs, quando chegaram as duas primeiras jovens que foram para a Irlanda] para ver como aquilo vai. Quero ver se os candeeiros estão já pendurados, para a aula noturna. Tenho aqui o livro das atas e muitas ordens para assinar. Verei se te mando isto, destes um dia.”[1]  
E rezámos com a Teresa de Saldanha:
"O meu único pensamento é o desenvolvimento desta Obra, o desejo de fazer o bem, de servir a Jesus, de me tornar útil ao meu próximo e de trabalhar no meu País. Todos estes sentimentos que eu tenho, vejo que os possui e, na verdade, nada estreita mais os laços de união que a comunhão nos mesmos sentimentos, nos mesmos planos. E tão difícil é encontrar isto nos nossos dias! Desejo fazer o bem, trabalhar, mas pouco me importa que os outros o saibam, que os outros o vejam, o caso é criar raízes profundas de virtude e santidade nos corações, e vejo que é este o espírito que o inspira. Quero fazer o bem em silêncio, pois assim se fazem as obras de Deus."  [2]
 T: Os caminhos de Deus são maravilhosos! Ele sabe o que é melhor para nós!
E ficou a questão, E nós, porque fazemos voluntariado? 
Que procuramos na nossa missão? .
Porque se procuras o Amor de Deus então... "Tens em ti um pedacinho de Deus..."
Ir. Flávia Lourenço, op


[1] Saldanha, Teresa; O único amor; pág. 37 a 38




[2] Teresa de Saldanha; Cartas à família e amigos; Vol. I 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23