Só quem se dispõe a morrer pode ser enviado

Hoje foi a festa do 10º ano da paróquia da Glória, Sé, em Aveiro! As leituras encaixaram maravilhosamente, embora não tivessem sido escolhidas de propósito, Jesus percebe que a sua hora se aproxima, que tem de ser consequente com o pregado e dar a vida...
 

Preparei, meditei e vivi com o meu grupo esta festa... Contudo acho que o caminho para o crisma ou até o ser enviado passa ao lado dos nossos jovens... As propostas e atividades são imensas...  A catequese é mais uma... Aind por cima uma que é gratuita!! "Sabe Irmã, falto à catequese, ou à atividade da catequese, porque... compreende não posso faltar a atividade X, porque já paguei...
Por 3 vezes, com mais ou menos entusiasmo... Eles disseram, "Eis-nos aqui, podeis enviar-nos!" Deve-me ter arrepiado mais a mim, que a eles... E questiono-me será que tem a noção do que pronunciam? Será que querem cultivar esta disponibilidade? É tão difícil que façam uma leitura, que estejam num encontro...  Será que te levam a sério, Senhor!!! Se eles soubessem como tu nos desinstalas... Para onde nos podes enviar... Mas que isso é o sentido mais profundo da felicidade... Mas quem sabe, quem iniciou a aventura de te conhecer... ainda tem medo... Medo da entrega...
Porque hoje, ao contrário do costume, hoje partilho uma reflexão pessoal, também aqui o digo: "Eis-me aqui Senhor"... Que para os catequizandos e para cada pessoa... Ofereça minhas mãos... Meus passos... Meu coração! Eis-me aqui, podeis enviar-me!
 
E usando palavras mais sábias que as minhas, recordo a oração fianl: "Sois parte desta comunidade, ela vos envia, ela conta convosco, reza por vós e precisa de vós! Este trigo e este pé simbolizam a vossa caminhada, os vossos propósitos… Ao longo de 10 anos de catequese e neste tempo de reflexão foste aprendendo o valor das escolhas, dos pequenos passos, continuai:“Permanecei em Cristo, que Cristo quer permanecer em vós!”
Ir. Flávia Lourenço, op 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23