“O Senhor que me livrou da mão do leão e da do urso; Ele também me livrará da mão deste filisteu”

“E Davi disse ao rei Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra este filisteu. Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar; pois tu ainda és moço, e ele, homem de guerra desde a sua mocidade. Então, disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando vinha um leão ou um urso e tomava uma ovelha do rebanho, e eu saía atras dele, o féria, e livrava a ovelha da sua boca; e, levantando-se ele contra mim, agarrava-o pela barba, o féria, e o matava. (...) Disse mais Davi: O Senhor me livrou da mão do leão e da do urso; Ele me livrará da mão deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo”. (1 Sam 17, 32-37)

Quanta força e luz nos dá Deus por meio da Sua Palavra, louvado seja sempre! Estando eu numa dificuldade a qual me parecia maior que as minhas forças, um anjo de Deus aqui na terra me fez ler esta passagem e me disse: “lembra-te quantos “leões e ursos” enfrentaste na vida, com auxílio de Deus e, temes isso? Tu com ajuda d’Ele consegues e vai sem medo”. Assim Deus me fortaleceu e correu maravilhosamente! Pedi a Deus para me lembrar d’Ele sempre que surge uma grade dificuldade e tenho que a enfrentar. Se dificuldades e cruzes aparecem no nosso dia a dia, incomparáveis são as inúmeras graças e bênçãos vindas de Deus. O pior “leão” seria, eu esquecer de quanto Deus fez por mim e duvidar da ajuda d’Ele. Nem os meus pecados o fazem desistir de mim, hei-de desistir eu esquecendo-me d’Ele? Livra-me, ó Deus, de eu esquecer o caminho que percorremos juntos, Tu e eu! O próprio Deus se faz presente, algumas vezes, outras por meio dos Seus anjos aqui na terra!

Saboreando a Sagrada Escritura, que molda o meu coração sempre que a abro e me abro a Ela, pensei no versículo: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar; pois tu ainda és moço, e ele, homem de guerra desde a sua mocidade. Quantos exemplos estão na Sagrada Escritura, através das quais Deus quer mudar o nosso modo de ver e de julgar? São imensos! Contudo a nossa inclinação natural é atuar pelo certo; é escolher: pela aparência, pelo Curriculum Vitae, pelo cargo que desempenha… Deus nos desafia a modificar a maneira de ver as pessoas e principalmente as crianças e jovens que nos são entregues, sem as catalogar. As aparências escondem muito e se de verdade apostamos nas crianças mais frágeis, tímidas e que aparentemente não mostram ser um génio, mas se encontrarem em nós todo o apoio, no geral, seremos grandemente surpreendidos pela positiva. Eu fiz esta experiência. Deus nos surpreende sempre, se nos entregamos ao serviço dele Ele com confiança total, às crianças, jovens, adultos e de todas as idades. Me foco mais nas crianças porque têm um seu mundo interior ainda por descobrir e precisam mais…

Deus ajudará a fazer acompanhar a virtude da coragem com a virtude da prudência, sabendo que Ele nos salva. David, apresenta um CV fora de todos os moldes, inaceitável, pois não sabia usar arma e não podia entrar no “concurso”. Mas ao Saul, curiosamente agradou-lhe esse CV e fez uma exceção. Fez o que nem seus irmãos de sangue imaginaram ser possível, pois fizeram pouco dele, mesmo conhecendo o seu CV. O Irmão de David se irou contra ele e disse-lhe para regressar e tomar conta do rebanho. Porém David mostra firmeza e coragem e fica. David, não tinha ido atacar o leão por gosto, apenas defendeu o que era seu. Assim como defendeu o rebanho, queria agora defender o seu povo, com Deus. A sua simplicidade, conta sua experiencia e mostra a sua grande fé que era maior, era mesmo uma fé gigante e isso curiosamente faz o rei Saul mudar de ideia.

Mais um passo na confiança em Deus, se Ele nos deu a vida e nos tem defendido de tantos perigos, as que vierem, as ultrapassamos com Ele. “Não temais, Sou Eu”, escutamos a voz de Cristo a dizer tantas vezes aos Apóstolos, que apesar de terem visto tantos milagres, depressa se esqueciam. Ter fé e nada temer e, na hora em que temos que carregar a cruz, sabemos que estamos com Ele. Ajuda-nos muito o “fazer memória”,  vendo quantos milagres realiza em nós e por nós, desde “o milagre de acordar vivo, hoje”. Coloco entre aspas porque foi um aluno no quinto ano da catequese que disse isto quando pedi para escreverem um ou dois milagres que Deus realizou na vida deles. A memória nos coloca de novo nos Braços de Deus. Tu, ó Deus que sempre me amaste, ajudaste, perdoaste, Estás agora aqui, louvado sejas, ó Deus!!

Ir. Arta Leka, op

Comentários

  1. Autêntico! A palavra de Deus não falha porque Deus está vivo dentro de nós.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23