Rei: O Rei manda

O Rei manda... saltar ao  pé coxinho. Não me lembro bem das regras do jogo, mas lembro os sons, as gargalhadas, o vento fresco que acariciava o rosto no início daquelas noites quentes de verão… “O rei manda” era simplesmente um jogo, mas no meu gosto pela história vinham outros reis, que mesmo aquilo que hoje lhes era atribuído, era consequência deste mandar… Daqui vinham as Igrejas, as vilas, os castelos, os descobrimentos, etc…

Depois entrou no meu imaginário de criança o casamento da princesa Diana, tal como nos livros, ou nos sonhos… Mas com o tempo percebe-se que a rainha lhe dificultava a vida, ou seja, “a rainha mandava”. E se agora prefiro obedecer a mandar… Naquela altura mandar era bom, até muito bom!

E neste cenário entrou Cristo Rei. E aqui as palavras custam mais a sair… E vem os canticos: “Hossana tu reinarás, na cruz tu nos salvarás.” O reinado de Jesus era diferente… Porque é o libertar dos pecados, das correntes (das modas, do socialmente aceite, da inveja, da maldade, do egocentrismo e de tantas coisas que nos impedem de ser felizes). E a redenção foi entrando na minha vida, pela minha mãe, depois pela catequese… Mas quando me distraio, vem ao de cima, como os pedachinhos do chá sobem à tona, que o rei manda e pronto! Mas devo ser só eu…

Mas nas nossas catedrais, na liturgia, nas alfaias liturgicas, no clero, nas hagiologias e na iconografia sente-se tanto esta semelhança, a projeção para Jesus do desejo dos judeus de um Cristo, de um Deus, que reina, manda, põe e dispõe e nos faça as vontades; pois nós somos os bons!

“Mostra-me a verdade” – E Cristo calou-se porque o seu reinado é o do coração, ou se aceita, se acredita ou ficam palavras vazias! Deixo-vos com um cântico de um mistico:  

Glória a Ti, Senhor, nosso Rei e nosso Deus!

Tu és Rei, tu és Senhor, Filho de David mui nobre

Tu és de Deus sinal, que á vida deste a Vida.

Cante o céu ressoe o tambor, palmas para o rei ungido.

Que lhe agrade a aclamação, o clamor do povo em festa. (…)

Frei J. A. Mourão, op

Ir. Flávia Lourenço, op

Comentários

  1. Para O deixar reinar em mim, Tenho de esvaziar me do meu ego que é o maior obstáculo que Cristo entre e irradie em mim e assim á minha volta.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23