Reflexão depois do regresso...

Dia 30 de Agosto começou uma nova experiência para mim, o Dominismissio.
Fui convidada a participar neste campo de trabalho e mesmo com alguns medos e inseguranças, decidi embarcar nesta aventura. Então juntei-me ao grupo e fomos de comboio para a Guarda. O nosso grupo era constituído por 14 pessoas muito diferentes, de diferentes pontos do país, mas que se juntaram durante uma semana com um único propósito, servir a vontade de Deus, ajudando os outros.








Esta foi uma semana fantástica em todos os aspectos. Eu sinto que cresci imenso não só individualmente, mas também, em grupo.

O primeiro dia em que trabalhamos foi, sem dúvida alguma, o mais complicado para mim, pois estive com idosos mais debilitados no Lar do CEFAD, que mostravam menos entusiasmo comparativamente com as outras pessoas dos vários Centros de Dia (CEFAD, Passo do Biu e Aldeia do Bispo), ou as crianças do internato e do CATL (CEFAD e Lar da Sagrada Família).

 A minha maior dificuldade foi sempre começar conversas com as pessoas, por isso sentia-me mais a vontade a trabalhar com as crianças, porque era só encontrar a criança dentro de nós e brincar com elas.

As experiências nas instituições só constituíram uma parte desta semana, porque eu não teria assimilado, entendido e partilhado o meu crescimento, se não tivesse tido tempo de grupo. Todo o tempo de grupo foi muito importante, pois tínhamos momentos mais descontraídos como as conversas no café e o dia comunitário, que passamos no centro histórico da Guarda e na praia fluvial de Valhelhas, mas também tínhamos momentos sérios e intensos como a vigília dedicada a Teresa de Saldanha, as orações e as avaliações.
Dia 5 de Setembro foi o dia de regresso, que se caracterizou pelo misto de emoções, a vontade de ir e ficar e a expectativa de voltar para o próximo Dominismissio.
 
 Inês Borralho



                                                                                                                                                           

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dominismissio '23

Os Reis Magos