Dominismissio - Ser mais...

Hoje foi mais um dia deste campo de trabalho…
Tenho de confessar que o dia de hoje foi mais difícil do que aquilo que eu estava à espera, pois talvez eu não estivesse preparada para ver e sentir aquilo que eu vi e senti. Se calhar não estou preparada e talvez eu nunca esteja. Ver aqueles idosos na Unidade dos Cuidados Continuados, muitos deles acamados, outros que não falavam, outros que não reagiam àquilo que nós íamos fazendo… Foi um momento de reflexão para comigo e ver que nem todos têm a sorte que eu tenho. Com uma idosa acamada  só de olhar para ela eu realmente refleti na sorte que tenho por ter uma avó e como o meu mundo seria muito mais triste se ela não existisse…
  Só estando neste campo de trabalho é que se percebe o que realmente se sente, o que realmente se vive. Só estando frente a frente com um idoso é que se percebe que nós, jovens,  ainda vivemos num mundo cor de rosa onde pensamos que tudo é perfeito. Temos muito que aprender!!
Pode parecer fácil estar diante de um idoso e perguntar-lhe como foi o seu dia, como se chama, quantos anos tem, mas não é! Porque quando tu vês uma pessoa num estado debilitado tens de sorrir, mas na verdade só te apetece chorar, por veres as pessoas tão mal. Porque tu estando a olhar para ela, tu sentes o que realmente é amar o próximo. Mesmo que ele não te consiga responder, mesmo que ele simplesmente te ignore, tu sabes que tentaste fazer de tudo para mudar o dia dele, para que não seja mais um dia, mas sim, que o dia fique sempre na memória dele e na minha também.
Mas claro que o meu dia não foi só coisas más, também houve coisas boas! Nem todos os idosos estavam debilitados e conhecemos pessoas bastante divertidas e com muita energia que realmente fizeram do nosso dia, um dia especial. Cantamos, com a ajuda de uma viola, músicas mais conhecidas, outras nem tanto, mas que os idosos apressavam-se a conhecer. Rezamos também um terço em que cada idoso nos ajudou e foi realmente um terço muito enriquecedor.
Acabo a dizer que este dia serviu para crescer um pouco mais, para ser um pouco mais do que aquilo que eu fui até agora!

Sandra Guimarães, dia 19 de agosto de 2016


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23