Funcionários - CNSF - Ser girassol

Tudo começou no “salão velho”. Janelas fechadas e luzes apagadas. Lá se iam sentando cheias de curiosidade e alguém murmurou: “tão escuro, estamos a poupar luz?” Cada uma acendeu a sua velinha no Círio Pascal. Fez-se luz. Todas se sentiram mais perto de Deus e foram caminhando para a capela. A última a sair foi a Irmã Francisca, com o Círio. Já na capela, depois de alguns cânticos e orações, cada uma recebeu um saquinho com pequenos símbolos que foram explicados um a um. Confesso que, inicialmente, me distraí das palavras da Irmã Liliana. Fiquei presa na expressão de cada cara e no brilho de cada olhar… estavam completamente envolvidas. Depois, dizia a Irmã, tal como um girassol se vira para o sol, também nós estamos sempre virados para Deus… sorrindo para todos, dizendo uma palavra simpática, semeando alegria à nossa volta.
Vincent_Willem_Van_Gogh_128
A oração terminou e recomeçou a rotina de cada uma. Fui perguntando se tinham gostado da oração e as respostas foram idênticas: “adorei”, “senti que é importante trazer aquelas ideias para a nossa vida”, “nada de má disposição”, “vamos sorrir para toda a gente”, “aquela do girassol faz-nos pensar”.
Se me pedissem para representar esta oração numa tela, colocaria os rostos de todas no centro de um grande girassol sobre o altar.

Prof.ª Olinda Mota

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23