TESTEMUNHO DO DOMINISMISSIO

Há um ano, estava em em Castro Daire a viver uma das experiências mais bonitas da minha vida, cheia de entusiasmo e aberta à novidade, aprendendo a importância das pequenas grandes coisas desta vida que fazem deste mundo um lugar melhor. Foi algo de tão rico, tão intenso que voltar a querer embarcar rumo a Estremoz poderia parecer um querer repetir tudo de novo, os mesmos desafios, as mesmas pessoas, os mesmos sentimentos. Mas já tinha aprendido com os repetentes, “Cada Dominismissio é uma experiência única e irrepetível”, logo só tinha de deixar que Deus me surpreendesse de novo e ir por Ele, fazendo tudo aquilo que Ele esperava de mim.
E neste Dominismissio tudo o que Ele me pediu foi para ser. Ser a Ana Emanuel. Por para trás das costas os meus receios e inseguranças e pôr-me inteiramente ao dispor, ao serviço de todos, sobretudo daqueles meninos da casa de apoio às vítimas de violência. Pediu-me para confiar no que de mais mágico posso dar, porque transforma e conforta, porque inspira e dignifica: o amor. O amor que Ele me dá é que temos dar aos outros. O amor que faz com que um menino a pouco e pouco se aproxime e participe das atividades, abandonando a segurança das saias da mãe; o amor que faz com que os desenhos deixem de ser a preto e ganhem cor; um amor que faz com que as crianças nos chamem pelo nome, agarrem pela mão e queiram partilhar connosco os seus pequenos tesouros; o amor que consegue arrancar daquelas caras larocas os (sor)risos mais bonitos e genuínos; o amor que faz de cada momento uma festa muito feliz, cheia de traquinices, gritos de alegria, mesas pintadas, autocolantes por toda a cara e pasta de papel nas paredes.
Um amor que só é partilhado porque sentido: na meditação, nos momentos de partilha e oração, no quotidiano em grupo, num espírito de companheirismo, cumplicidade e interajuda. Percebendo a importância do nós em detrimento do tu. Percebendo o quão fundamental é persistirmos neste amor e deixarmo-nos conduzir por ele, tentando encontrar o pleno sentido da nossa vida.
Por isso, esta semana de Missão é viver este Jesus que se faz “encontradiço”, presença em tudo e todos. É sentirmo-nos tão amados por Ele que queremos ir ao máximo de nós, porque vamos descobrindo que com Ele nos podemos ir superando e podemos a cada dia ser e amar mais e mais para os outros. É ser testemunho autêntico desta vida nova que Ele nos deu na ressurreição já, aqui e agora.  Que façamos da Missão verdadeiramente sempre a nossa missão :)
Ana Emanuel

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23