Dia de Santiago

  Dia 25 de julho, comemoramos Santiago, o maior, irmão de João! Fez parte do grupo dos apóstolos e de um pequeno grupo privilegiado, ele, seu irmão e Pedro são escolhidos para assistirem à transfiguração de Jesus no Tabor; para O acompanharem na cura da filha de Jairo, para vigiarem no monte das Oliveiras!
De Tiago, o maior, a quem o Senhor Jesus muito confiou, veio a resposta, sendo dos primeiros mártires... Tiago que conhecera o Mestre, que o viu Ressuscitado, não pode calar-se, não pode negar a Verdade e por isso, assume as consequências até à morte!
 


Desde a época em que surgiu a lenda dos restos do Apóstolo, que o Norte da Galiza aparece como lugar de peregrinação, juntamente com Jerusalém e Roma! Muitos percorrem estes caminhos por fé... Por promessa e até desespero... Mas cada vez mais procuram a natureza, uma experiência mística, um sentido para a vida, um caminho...

Cada viagem que faço é única, cada vez que faço o caminho, que me dizem conhecer e que esperam que eu saiba traduzir para horas e em km nas distâncias... Consciencializo-me que conheço tão pouco... Sinto-me peregrina deste caminho desconhecido.. Em que só o Essencial me permite caminhar... Em que medos e esquemas e angustias ficam fora da mochila... Caminhar só ou em pequeno grupo pelo bosque como o Capuchinho vermelho, mas sem lobo mau... é de uma paz... e de um encontro comigo e com o Outro, com os outros... Que só quem vive entende!
Porque em cada caminho em cada Peregrinação, cada um me ensina a caminhar... E sempre que vejo a luz de quem ultrapassou as suas expetativas, de quem se vislumbra como ser amado, como ser criado à imagem e semelhança deste Cristo, que entusiasmou Tiago, nesse momento... Eu toco as estrelas...
Fica a gratidão a cada um que partilhou o meu caminho, a cada um que ensina a acreditar... Fica a Oração por cada um... "Que Santiago te bendiga" e bendito seja Deus...

Ir. Flávia Lourenço, op
Fotos de Carla Taveira





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23