Um Caminhar diferente!

Até ao momento, ainda não tive oportunidade de voltar a fazer o Caminho de Santiago. Falta de tempo e um pouco de vontade, fazem-me estar sentada no sofá e sem vontade de pegar na mochila e sair em busca de setas amarelas 😊 

Entretanto, quando desafiada a ir ter com um grupo de peregrinos que estavam a Caminho, não hesitei! É bem certo, por nós até perdemos o interesse, mas pelos outros, as coisas já mudam e falo por mim, pelos outros só não faço o que não conseguir.

E assim foi, liguei o GPS e fiz-me ao Caminho (de carro). Fui ter com o grupo de peregrinos do CUFC (Centro Universitário de Fé e Cultura – Aveiro), no caso, a Redondela. Enquanto jovem trabalhadora, fui desafiada a falar do papel de Jesus Cristo na minha vida. Neste ano letivo, a imagem que tinha de Cristo mudou ligeiramente. Crescemos juntos. Digamos que enquanto criança, tinha uma imagem de Jesus como criança, entretanto como cresci… Jesus cresceu também comigo 😊 A imagem que neste ano me acompanhou, foi a de Cristo a caminho do calvário. Um Cristo que caminha, que tem dificuldades, que cai, que chora, que é ajudado…. Assim foi o meu caminho até aqui, com dificuldades, quedas, lágrimas e no momento certo, o “Simão de Cirene” apareceu para ajudar a carregar a cruz. 

No entanto, falar de Cristo não é fácil, uns dizem que é amigo, companheiro, fiel, que está sempre presente, um modelo a seguir... Sim, acredito que Cristo é tudo isto e muito mais. Cristo é alguém que me acompanha e no momento certo (que nem sempre é no momento que eu quero) me dá/vai dando força para avançar. E sim, em determinados momentos a cruz é pesada e bem pesada (quando centrada em mim mesma), mas acredito que só tem o peso que conseguimos suportar e que por mais pesada que seja, tudo passará. 

E assim foi a experiência de estar com um grupo de peregrinos, desta vez não como peregrina a fazer o Caminho, mas como alguém que já o fez e que desta vez (à semelhança de anos anteriores) foi dar o seu testemunho de cristã e onde encontra Cristo na sua vida e no seu dia a dia.
No voltar a casa, foi tempo de novamente ligar o GPS e recordar saudosamente (e com uma lágrima no canto do olho) o tempo em que era eu a fazer o caminho com outros grupos e as histórias de vida partilhadas. 
Obrigado pelo desafio e convite!
#CaminhodeSantiago #LigaoGPSdoTeuCoração #SegueO #CUFC 
Natália Faria


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23