Dominismissio passo a passo...

Olá eu sou a Marta, tenho 20 anos e sou de Arouca. Este foi o meu primeiro Dominismissio, vim cá parar porque sentia um vazio na minha vida, apesar de ser muito participativa na minha paróquia como acólita, catequista, leitora e membro do grupo de jovens precisava de fugir da minha rotina, colocar-me à prova!!!!
Esta semana foi muito dura a começar pelo primeiro dia quando chegámos ao centro de dia e percebermos que os passatempos dos idosos eram comer e ver televisão, não tinham nenhum tipo de atividade lúdica e como tal cheguei ao fim do dia cansada, pois tínhamos passado o dia inteiro a cantar e a dançar para “arrancar” alguns sorrisos.
Foto de Sandra Guimarães
No segundo dia, durante a manhã, fui para outro centro de dia que se assemelhava ao referido anteriormente, onde notei uma mudança naqueles idosos. Estes apresentavam-se mais recetivos. Durante a tarde tive a oportunidade de visitar uma família que foi afetada diretamente pelos incêndios, o que me marcou bastante. Nesta visita apercebi-me que apesar de já ter passado 1 ano e pouco “as feridas” ainda estão abertas e que não podemos fazer muito para ajudar, somente escutar as palavras daquela família.


O terceiro dia decorreu no lar de idosos. Nesse momento estava preocupada com o facto de não a ter a possibilidade de lhes dar a atenção merecida.
No quarto dia fui para a unidade de cuidados continuados. Foi um dia muito bem passado, apesar das dificuldades observadas, as pessoas vivem a vida com imensa alegria. Ao final do dia tivemos atividades com a comunidade, dinamizámos a procissão de velas da festa da Nossa Senhora dos Milagres e no dia seguinte cantámos na eucaristia.
No domingo, 5º dia, fomos todos até à praia fluvial aproveitar o dia para conviver entre nós.
No sexto dia fui novamente ao lar, onde contactei com uma senhora que me marcou em particular. Apesar da sua condição clínica, consegui despertar nela tranquilidade e sorrisos, o que tornou esta experiência ainda mais gratificante.
No sétimo dia, e último de visita às unidades, fui para a creche da parte da manhã, onde tive uma experiência muito cansativa. Naquela manhã voltei a sentir o espírito de criança onde recordei boas memórias da minha infância. A parte de tarde ficou marcada pelas despedidas às unidades. Tinha chegado a hora das despedidas, mas também a certeza de que o regresso era certo.
O oitavo dia, e último, desta grande aventura foi ainda mais difícil que o anterior, pois as despedidas entre nós trouxeram a vontade de ficar e continuar a acolher e a ouvir todas as pessoas que conhecemos ao longo desta semana incrível.
Nesta semana venci alguns dos meus medos, aprendi a confiar mais em mim e ganhei novos amigos, que alguns apesar de estarem longe, estão sempre no meu coração.
Este Dominismissio foi uma semana de tudo, de risos, de lágrimas, de tristezas, de alegrias, mas sobretudo de ESPERANÇA para este povo de Pedrógão Grande.
Marta Santos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23