Rosário: Devoções

Dia 7 de outubro, Nossa Senhora do Rosário, Rogai por nós...

Apesar de hoje não se celebrar esta festa por ser domingo, esta é uma festividade importante na Ordem Dominicana e importante para a Congregação de Teresa de Saldanha. A Fundadora viveu no século XIX, sabemos como era atenta a todos os movimentos religiosos que ocorriam na Europa, em especial na França, onde ocorrera a renovação da Ordem Dominicana por Lacordaire. Já que a devoção dos Quinze Sábados era comum na época, é normal que tivesse recorrido à mesma, para alcançar as graças que necessitava, como podemos confirmar das suas palavras: 
   “Continuei a rezar, pedindo a Deus luzes para eu poder seguir a Sua Divina Vontade. Sabendo da bela devoção dos quinze sábados, em honra dos Quinze Mistérios do Rosário, em preparação à festa do Santíssimo Rosário, cuja devoção em tantas vezes tem alcançado de Deus, pela intercepção da Santíssima Virgem, graças e favores tão especiais, sendo alguns os de conhecer a vocação à vida religiosa, lembrei-me de fazer esta devoção.”
“No dia 24 de Junho de 1865, foi o primeiro destes quinze sábados, e nesse dia, cheia de esperança e fé, tive a felicidade de receber Nosso Senhor, e comecei esta bela devoção, tão conhecida de Ordem de São Domingos. Mal pensava eu quais seriam os frutos que eu havia de recolher desta devoção que pela primeira vez na minha vida eu fazia.”
“No dia 1 de Outubro do ano de 1865, Festa do Santíssimo Rosário, tendo concluído a devoção dos quinze sábados, Deus, depois de eu receber a Sagrada Comunhão, deu-me a conhecer que eu devia ficar em Portugal, trabalhar no meu país para estabelecer as Irmãs Terceiras de São Domingos. Recebi uma luz da graça, tão grande, que escrevi ao meu Director dizendo-lhe o que se tinha passado na minha alma e sem dúvida disse: Deus quer que eu fique em Portugal.[1]   

Apoiadas pelas aparições de Fátima, onde Maria se declarou a "Senhora do Rosário" e pediu às crianças somente cinco Sábados, sendo hoje é comum a devoção dos cinco Sábados.


[1] Thiaucourt, Madre Rosa, op; Madre Teresa de Saldanha, Vida e Obra

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23