Vigília Missionária Estremoz

No dia 26 de Outubro, pelas 21h, demos início ao ano missionário nas paróquias da cidade de Estremoz, dando resposta ao repto missionário que o nosso arcebispo nos lançou no início do ano pastoral, na diocese de Évora.
Sob o tema “Enviados a anunciar o Evangelho da Paz”, a nossa vigília começou com um momento de adoração do Santíssimo Sacramento, pois só quando nos alicerçamos em Jesus Cristo, conseguimos anunciar a boa nova a todos aqueles com quem nos cruzamos nos caminhos da vida. Depois, com os ritmos de Taizé, escutamos o desafio que o Papa Francisco lançou aos jovens na JMJ em Cracóvia em 2016 e que hoje nos lança a nós, para que não tenhamos medo de sair do conforto dos nossos dias e deixar uma marca na história.
                                                
Um dos momentos altos deste tempo de oração aconteceu a seguir ao evangelho, onde escutávamos Jesus dizer que só quem permanece nele pode dar fruto. E o testemunho desse fruto que somos chamados a dar foi-nos dado pela Cláudia Noruegas e pela Maria Sabino, que este ano participaram no Dominismissio (campo de trabalho organizado pelas Irmãs Dominicanas) em Pedrogão Grande. Nas suas palavras sentimos a emoção de quem arriscou a desinstalar-se e não teve medo de entregar uma semana das suas vidas aos outros, vencendo medos e dificuldades, sempre na certeza que só com Deus chegamos mais longe. Agradecer a Deus a melhor semana das suas vidas, foi a frase que se ouviu várias vezes. As lágrimas que verteram, o embargo presente da voz marcou muitos dos jovens e adolescentes que estiveram presentes, abrindo neles o desejo de também quererem viver esta experiência de ser missionário.
Claudia Noruegas e Maria Sabino
E assim, numa noite de temporal foram muitos o que arriscaram a deixar o conforto das suas casas e reuniram-se para um momento de oração na capela da Misericórdia. O mote foi dado, todos somos chamados a ser missão, aqui e agora, começando na nossa própria paróquia.
Ir. Ana Margarida Lucas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Reis Magos

Quarta-Feira de Cinzas - Quaresma