Advento - Como uma vela...

EVANGELHO Lc 21, 25-28.34-36 
O Evangelho de Domingo, acaba por ser para a  maioria dos cristãos como uma bussola que nos orienta ao longo de toda a semana! Chega o inverno e as ruas tornam-se cheias de gente, de luzes, é a azáfama do Natal, já a liturgia do primeiro Domingo do Ano C também nos convida a procurar as luzes, os "sinais nas estrelas, nos astros.... ", o que nos levará à seguinte atitude: "erguei-vos e levantai a cabeça, porque a vossa libertação está próxima."
A vinda do Messias, do Deus feito homem é uma das caraterísticas do cristianismo, de um Deus que se faz próximo, frágil para que nós experimentemos a libertação do pecado e usemos o livre arbítero para escolher a felicidade. Pois, "a maior liberdade é deixar-se conduzir pelo Espírito renunciando a calcular e a controlar tudo, permitindo que Ele nos ilumine, guie e impulsione para onde Ele quiser." Papa Francisco 
A aventura do Natal, a aventura do advento, deste tempo de espera... É aceitarmos a nossa condição de filhos no Filho, mas também de fragilidade, que se queima, se gasta como cada vela... Por isso somos convidados a "vigiar e orar em todo o tempo", a viver as bem-aventuranças, como batizados: 
Somos convidados a ser santos, e é engraçado perceber como os santos observavam outros santos, seus modelos, dos escritos de Teresa de Saldanha, "como São Paulo dizia: Não sou eu que vivo é Cristo que vive e age em mim" Gal 2, 20. Esta reflexão é excelente, afasta qualquer sentimento de soberba, considerando-nos como pobres instrumentos nas mãos de Nosso Senhor, prontas para o que Ele quiser." 
Esta humildade provém não de uma vigilância ascética, mas também da exegese, do estudo, da palavra, da Oração, do encontro, de descobrir a pobreza de coração, de quem se sabe pequeno e só em Deus encontra a sua grandeza!!!  
Não tenham medo de arder... De ser luz... Bom advento!!! 
Ir. Flávia Lourenço, op

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Reis Magos

Quarta-Feira de Cinzas - Quaresma