Atreve-te e não temas…



Dia 15 de Dezembro cerca de 30 jovens das paróquias de Estremoz, Vila Boim e Vila Viçosa responderam ao desafio e atreveram-se a um dia diferente. Este dia de reflexão decorreu no Seminário de S. José em Vila Viçosa e teve a exortação apostólica do Papa Francisco Gaudete et Exsultate, dedicada a alegria da santidade, como mote.
Durante a manhã, após o acolhimento, o Pe. Ricardo Cardoso orientou o tema chamados à santidade, levando-nos a refletir sobre esta missão que todos temos de ser santos desde o dia do nosso batismo e que ao longo da vida nos faz ir tomando decisões, procurando ir sempre ao encontro do que Deus quer para nós. A seguir aconteceram os trabalhos de grupo, onde divididos por oito grupos, tantos quantas são as bem-aventuranças, trabalhamos o texto do Papa sobre cada uma delas e depois escrevemos em estrelas mensagens convidando a fazer um gesto especial neste Natal.
Na parte da tarde, divididos em grupos fomos enviados em missão para diferentes locais: lar de idosos e unidade de cuidados continuados da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, três missões de rua e também animamos o almoço de Natal dos vicentinos a decorrer no Seminário. Em cada uma destas missões distribuímos as estrelas com as mensagens que escrevemos de manhã e procuramos

ser sinal de Deus para todos os que encontramos. Para muitos de nós este tempo de missão foi de desinstalação e de perceber que para ser santo não são precisas grandes coisas, mas sim, simples e pequenas, como por exemplo dar um abraço, escutar um idoso, ouvir a senhora que perdeu o genro no acidente das pedreiras em Borba e perceber como este trágico acidente vai fazer com que este Natal seja mais triste nesta família, mas sempre com a certeza de que Deus nos acompanha a todos.
Ao final da tarde, voltamos para o seminário para fazermos a avaliação e a oração final. Entre sorrisos e lágrimas todos partilhamos como esta
experiência nos marcou e nos desafiou a continuarmos todos os dias a levar Deus aos irmãos que estão ao nosso lado.
Ir. Ana Margarida Lucas, op

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Reis Magos

Quarta-Feira de Cinzas - Quaresma