As ações afetam as atitudes?
Introdução
A teoria da ação refletida parte do princípio que as atitudes são funções das crenças. Deste modo, ao acreditarmos que determinado comportamento conduzirá a resultados positivos adotaremos uma atitude favorável face ao desempenho desse mesmo comportamento, por outro lado se acreditarmos que determinado comportamento conduzirá a resultados negativos então a nossa atitude será desfavorável em relação ao seu desempenho (Stead, 1985).
O nosso trabalho vai ajudar-nos a reflectir se as ações afetam ou não as nossas atitudes: em primeiro lugar preocupa-nos o conceito de atitude que é tido como o mais importante em psicologia social.
Será que as nossas atitudes orientam as ações? Apesar de haver estudos que sustentem que a mudança de atitude provoca mudança de comportamento, vários estudos mostraram que não.
Isso surpreendeu os psicólogos sociais, que acreditavam na relação estreita entre pensamento e ação. Vários estudos mostraram que as nossas atitudes vão orientar as nossas ações. Tudo porque as influências externas sobre o que dizemos e fazemos são mínimas. Um dos factos amplamente aceites sobre os seres humanos é: não há duas pessoas iguais, seja em termos de aparência física (estrutura corporal, altura, peso, cor etc.) ou aspetos abstratos (como inteligência, atitude, personalidade, comportamento e assim por diante). Muitas pessoas assumem a atitude de uma pessoa como o seu comportamento padrão. Embora direta ou indiretamente eles estejam inter-relacionados, eles são diferentes no sentido de que a atitude representa como uma pessoa pensa ou sente sobre alguém ou alguma coisa. No outro extremo, o comportamento representa a reação de um indivíduo a uma determinada ação, pessoa ou ambiente.
Tem sido dito que "a atitude de uma pessoa afeta os pensamentos enquanto o seu comportamento afeta as ações". Eis algumas diferenças significativas entre atitude e comportamento:
Definição de Atitude
Simplificando, a atitude é a perspetiva mental de uma pessoa, que define a maneira como pensamos ou sentimos algo. É um construtor hipotético, isto é, cuja observação direta não é possível. É uma predisposição para responder de maneira estável a uma pessoa, evento, opinião, objeto, etc., o que é refletido na nossa linguagem corporal. Tem um forte impacto nas nossas decisões, ações, estímulos, etc. A educação, a experiência e o meio ambiente são os principais fatores que afetam a atitude de uma pessoa.
A atitude de uma pessoa pode ter pontos de vista positivos, negativos ou neutros, o que mostra os gostos e desgostos de alguém ou alguma coisa. Então, o tipo de atitude que temos, fala muito sobre nós, quando entramos nesse estado e transmitimos uma mensagem para as pessoas ao nosso redor e não só.
Definição de Comportamento
O termo 'comportamento' pode ser descrito como o modo de se conduzir. É a maneira de agir ou controlar-se em relação às outras pessoas. É um conjunto de ações, respostas e maneirismos estabelecidos por um indivíduo, sistema ou organização em associação consigo mesmos ou com seu ambiente, em quaisquer circunstâncias.
Em resumo, o comportamento é uma reação individual ou grupal a insumos, como uma ação, um ambiente ou um estímulo que podem ser internos ou externos, voluntários ou involuntários, conscientes ou subconscientes.
Principais diferenças entre atitude e comportamento
A diferença entre atitude e comportamento pode ser traçada claramente pelos seguintes motivos:
1. A atitude de uma pessoa é baseada principalmente nas experiências adquiridas durante a vida e observações. Por outro lado, o comportamento de uma pessoa depende da situação.
2. Atitude refere-se aos pensamentos e sentimentos interiores de uma pessoa. Ao contrário do comportamento que expressa a atitude de uma pessoa.
3. Atitude é definida pela maneira como percebemos as coisas, enquanto o comportamento é regido por normas sociais.
4. A atitude é um traço humano, mas o comportamento é um atributo inato.
Em Suma
Assim, com a discussão acima, é claro que tudo o que dizemos ou fazemos transmite uma mensagem ao mundo sobre o que está acontecer nas nossas mentes. É universalmente aceite o facto de que as nossas emoções, opiniões e pensamentos não podem ser observados, o que mostra as nossas atitudes. Além disso, o nosso comportamento é regido pelas nossas atitudes, pois as ações são o reflexo dos pensamentos.
Lisboa, 17 de Janeiro de 2021
Irmã Glória Pereira Bravo
Comentários
Enviar um comentário