Epifania: Cruz

 


Mt 2, 1.12 

Hoje a liturgia convida-nos a olhar Herodes e os Magos. Todos denominados de "Reis", em relação aos 3 magos, mais do que "reis" falamos de sábios, de gente que estuda o céu, que procura um sentido para o Universo, por isso, estão atentos, dispostos ao Sacríficio, a partir, às dificuldades da viagem.... Já Herodes teme perder o que tem... Centrado nele vê o novo como ameça! Usa o poder ao seu prazer, sem pensar no outro, nos pobres... 

O último simbolo da nossa caminhada, em Dia de Reis, de epifânia, em que a Boa Nova do nascimento do Messias saí da escala do povo de Israel e assume a dimensão universal na presença dos "Magos", seria pela lógica a "Estrela", talvez a estrela de David de 6 pontas:  

Contudo tal como os Magos se sentiram perdidos e pediram informações, e foram à presença de Herodes, na nossa vida, os nossos sonhos vão sofrendo várias provações, a nossa estrela vai perdendo pontas! Para o cristão existe, na minha opinião, um conforto imenso.... Por mais atrofiada que fique a nossa estrela, mesmo quando o seu aspeto é de Cruz: + nós sabemos que Deus continua conosco, que somos amados! Como dizia a bem-aventurada Teresa de Saldanha, “Se a obra é de Deus tem de ter o cunho da Deus”! Não porque o nosso Deus goste de nos dificultar a vida, ou porque somos masoquistas, mas porque a mensagem de Deus nos leva à mudança, a abrir-nos ao outro… Enquanto há tantas propostas que nos fecham em nós, nas nossas necessidades, nos caprichos, na aparência! O batizado mesmo quando à sua frente fica só a cruz da vida, terá sempre ao seu lado que Cristo a venceu!

E tu? Arriscas a confrontar os teus projetos com os projetos de Deus? És capaz de recorrer à ajuda espiritual e abrires-te à aventura a que Deus te chama? És capaz de procurar e anunciar como os Magos? 

Os Magos porque encontraram Cristo, no regresso tiveram de mudar o rumo, por causa da maldade de Herodes, e porque o encontro com Deus, nos envia... Nos troca as voltas!!! 

Uma boa semana, sem medos... Porque nem "a cruz tem a última palavra"!  Então que procuremos a estrela que é Jesus: 

Ergue os teus olhos

Ergue os teus olhos, a luz surgiu, hoje nasceu o nosso Deus.

Dias de Paz amanheceram; hoje nasceu o nosso Deus.


O povo que andava nas trevas viu uma grande luz.

Eis o Sinal do nosso Deus! Eia o sinal do nosso Deus.

                                                                            M. Neto

Equipa pjvIDSCS



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23