#3 Dominishare: Põe em pausa...

 

ID da Reunião: 229 805 7626
Senha: Oracao

Dia 9, às 21:30, no zoom vamos ter o Dominishare, que este mês será oração com a bem aventurada Teresa de Saldanha:

  Cântico: Embarcar  

Embarcar, deixar p'ra trás os sonhos certos,
Arriscar tudo em Ti.
Abrir asas grandes e deixar que sopres
E à noite, os dois, trocar estrelas no céu.

Que posso dar a alguém que deu a vida por mim?
O que te darei se até a força de dar vem de Ti?
Falarei de Ti a todos, gritarei que És bom e santo
E tudo o mais só cresce junto a Ti.
Falarei de Ti a todos, gritarei que És bom e santo
E tudo o mais só cresce junto a Ti.

Navegar p'lo mar e acordar com as ondas
Ser forte só em Ti.
Pisar ilhas novas, acampar na praia
E à noite, os dois, trocar estrelas no céu.

REFRÃO

  Acolhimento e saudação   

Leitor 1 (Sandra): A 8 de janeiro de 1916 pelas 3 horas e meia da madrugada, faleceu, na Casa da Rua Gomes Freire, 147, em Lisboa, a nossa querida Madre Teresa Catarina de Saldanha Oliveira e Sousa, Fundadora e primeira Superiora Geral da Congregação de Santa Catarina de Sena, da Ordem de São Domingos.

Leitor 2 (Maria):
Tinha nascido em Lisboa a 4 de setembro de 1837, sendo seus pais os 3ºs condes de Rio Maior, D. João de Saldanha Oliveira e Sousa e D. Isabel de Sousa Botelho.
Durante a sua juventude entregou-se a várias obras de caridade. A 8 de dezembro de 1858 fez voto de virgindade. Depois de uma longa doença, em 1864, declarou a sua mãe a sua vocação para a vida religiosa, pensando em ser dominicana, por ser tradicional, na sua família, a devoção a São Domingos. (in Thiaucourt, Maria Rosa)

Leitor 3 (Ângela): Ao descobrir que Deus a chamava a uma vocação de consagração religiosa encontrou a oposição do pai. Na atenção à vontade de Deus fundou a Congregação, enviou as primeiras Irmãs para terem formação na Irlanda. Fundou comunidades que se dedicaram a escolas, sanatórios, enfim, aos pobres e a fazer o bem! Enfrentou muitas dificuldades: económicas, falta de gente, o anticlericalismo existente. Foi despojada de tudo em 1910. Viu a Congregação crescer noutros países, noutros continentes! Enquanto na sua amada pátria voltaram a faltar as religiosas, tal como havia acontecido com o Decreto de 30 de Maio de 1834, que determinou  a imediata extinção das ordens religiosas.

Leitor 4 (Ivo): “No dia 8 de janeiro de 1916 acordou com o estremecimento e dentro de poucos minutos estava no céu! Eram 3 horas e 20 minutos da manhã! Perante o seu corpo inanimado, com a suavidade dos Bem-aventurados no rosto, foi bem chorada. Apareceram logo imensas antigas educandas de São Domingos de Benfica, não sabendo como haviam de testemunhar o seu pesar e tecendo do maiores elogios à sua querida e santa Diretora!”

(In  Thiaucourt, Maria Rosa)

  Cântico: Laudate omnes gentes  

Laudate omnes gentes, Laudate Dominum.
Laudate omnes gentes, Laudate Dominum.


  Escuta da Palavra (Inês)   
É uma evocação ao tema das próximas JMJ que relaciona a Madre Fundadora com Maria. Também Teresa esteve sempre pronta a levantar-se e a «partir» apressadamente para dar resposta às situações que reclamavam a sua atenção e ação.

  Do Evangelho de S. Lucas (Lc 1,39-49) (Ir. Alzira)  

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor». Maria disse então:
 «A minha alma glorifica o Senhor
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva:
de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o Seu Nome. »

Tempo de reflexão  (powerpoint)


  Cântico: Maravilhas fez em Mim (Ana Mercês)   

Maravilhas fez em mim
Minh’alma canta de gozo
Pois em minha pequenez
Se detiveram seus olhos
E o Santo e Poderoso
Espera hoje o meu sim
Minha alma canta de gozo
Maravilhas fez em mim

Maravilhas fez em mim
Da alma brota o meu canto
O Senhor me amou
Como aos lírios do campo
E por seu Espírito Santo
Ele habita hoje em mim
Que não pare nunca este canto
Maravilhas fez em mim

– Sou capaz de me levantar apressadamente para estender a mão e ajudar? Procuro concretizar com exemplos concretos, no silêncio do coração.

- Que qualidades da Madre Fundadora ou outras preciso na minha vida para melhor imitar Maria? Em silêncio, peço ou agradeço junto de Deus! – Registo essa palavra.


  Pai Nosso  

  Oração Final    

Que DEUS PAI nos abençoe,
que DEUS FILHO nos cure.
Que o ESPÍRITO SANTO nos ilumine
e nos dê olhos para ver,
mãos para realizar o trabalho de DEUS.
Pés para caminhar,
uma boca para pregar a Palavra da Salvação,
e o anjo da PAZ para nos guardar,
e, finalmente, pela graça do SENHOR,
nos conduzir ao SEU REINO.

AMÉM.

  Cântico: Hino da Madre Fundadora (Ana Emanuel)   
Ouvi esta história de verdade
De quem é pra todos um exemplo
Ternura, pura entrega e felicidade
Alguém que com o bem fez o bem sempre!
Entrega a sua vida a uma missão
Tecida toda d’alma e d’esperança
Às m’ninas pobres dá o coração
Para si o amor nunca descansa…

Madre Teresa de Saldanha
Sereis sempre, senhora, um exemplo
Feliz mil vezes, feliz
Por fazer bem, o bem sempre.
Madre Teresa de Saldanha
Tudo em vós nos aquece e abraça
Para sempre agradecidos
Ao Senhor damos graças!

Criança em berço de amor nascida
Menina que diz ter em si o céu
Senhora de Deus e em Deus envolvida
Doando tudo o que a vida lhe deu.
Mulher que batalhou com alegria
Por causas e vontades em que queria
Contra ventos, contra leis, contra marés
Senhora eis-nos gratos aos teus pés…

REFRÃO

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23