V Domingo de Páscoa - A videira


EVANGELHO Jo 15, 1-8

Acho que já contei esta história, passou-se há vários anos atrás, estando eu numa comunidade, cuja obra é um Lar de crianças e joven. Foi lá um padre meu amigo celebrar, alguém brincalhão e bem disposto, dono de um grande vozeirão e foi este o Evangelho. Durante a homília após explicar a metáfora, de forma a procurar prender a atenção das miúdas, fez uma pergunta, se a videira é Cristo, quem somos nós? Quem são vocês?
Ouvia-se o silêncio e a mais pequenita com uns 3 anos, gritou do meu colo, sou uma uva! Todos nos rimos e o sacerdote respondeu, pois é, como tu até és pequenina até podes ser uma uva, nós somos os ramos e procedeu com a explicação.
Passou o tempo… Esqueci a mensagem do sacerdote, começou o calor e as uvas… Estava no refeitório e a pequenita estava a comer: “Irmã eu sou uma uva.”
- O quê???
- Oh Irmã tu não te lembras? Quando esteve cá aquele Padre grande, ele disse que eu sou uma uva.
Fiquei pasma! Que significa isso, minha linda?
- Que tenho de ser boa, obedecer, não gritar e rezar ao Jesus! – Senti cada palavra daquela criança, que nalquele dia se encontrou com Cristo, naquela missa!
“A paz, a conversão – é isso que nos falta. A conversão à Paz. Deve provir do mandamento, não matarás.  Não roubarás, os pecadores não são os outros.”[1] Assumir o evangelho é fazer o que esta menina fez… Gravá-lo no coração, conhecê-lo, reconhece-lo no quotidiano e vivê-lo! Que sejamos bons “ramos” ou uvas doces! 
Feliz Dia da Mãe 
Boa Semana... 

________________________________________________________

[1] Frei Augusto Mourão; Quem vigia o vento não semeia, pág. 130

Comentários

  1. Aqui , na Igreja de São Pedro e São do Estoril, também tivemos a mesma mensagem leitura, gostei muito de ouvir o nosso Sr. Padre Paulo. Gostei muito.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23