Porquê rezar? porque vigiar?

Angelo Senchuke, LC

 “Vigiai e orai”, diz o Senhor!

Porquê rezar? porque vigiar?

 “Vigiai e orai”, diz o Senhor!

O tempo de Advento nos convida a vigiar e a rezar. Como Irmã, rezo, faz parte da vida consagrada, temos um horário estabelecido para rezar em comunidade e em particular.

Uma vez, uma Jovem universitária me perguntou, no final da Eucaristia: “Irmã porque rezas”? 

De verdade senti-me atrapalhada e sem saber responder de momento, eu só sabia dizer que rezo mas o porquê, nunca tinha feito a mim própria esta pergunta. De regresso para casa, no caminho, pensei nisso.

Lembrei-me que Jesus pediu nos Evangelhos várias vezes para que nós rezássemos. Ele é meu Deus e nunca ponho em questão o que Ele me ensina. Jesus sabe melhor do que eu e me ama, mais do que eu a mim mesma. Rezar é para o nosso bem e  glória de Deus (Jo 14, 13-14)! Deus, nos Evangelhos  ensina e explica melhor esta pergunta.

Kierkegaard escreveu: “os antigos diziam com razão que rezar é respirar. Perguntar porquê rezo é o mesmo que perguntar porquê respiro?” Mas é bom pensar na importância da oração, do porquê rezo. Eu aumentava mais duas: o que é rezar? Como devo rezar? Se respondermos estas duas percebemos melhor o porquê rezar. E essas nos levariam a terceira pergunta: Quem é o meu Deus para mim? 

Naquela Eucaristia em que a Jovem e eu participamos,  na primeira leitura, São Paulo dizia: “Não somos estrangeiros nem hóspedes mas concidadãos dos Santos e MEMBROS DA FAMÍLIA DE DEUS!” Eu como cristã sou membro da família Divina!!! Disse a mim mesma: Arta o teu apelido não é só Lekaj, é Lekaj, sim, porque não deixo de pertencer à Família que Deus me deu mas também…  Naquele dia pareceu-me que despertei e escutei como se fosse pela primeira vez. (Na altura dei para a Jovem uma outra comparação para expressar estes momentos de luz que Deus nos dá. Mas hoje posso dar uma mais leve. Comparo com um barco encalhado que não consegue avançar. Mas é um ficar preso um versículo por algum tempo e que este tempo é de grande graça porque nos lança de novo ao mar, com novo vigor e novos caminhos, nem que seja só espirituais. Então se sou membro da Família de Deus, rezar é escutar e falar com a minha Família!

Rezar é amar do jeito que conseguimos, com entusiasmo ou sem ele. A oração brota da escuta do que Ele tem para me dizer! E isto é fundamental. Se nós não escutamos o que Deus tem para nos dizer, nem nós teremos esta vontade de contar para Ele as nossas dores ou alegrias, as nossas preocupações, os nossos sonhos…

Rezo, porque rezar é: “eu estar com o meu Deus, que está sempre comigo”, como dizia Santo Agostinho nas Confissões. Ele olha para a sua vida passada quando não rezava… e dirigindo-se a Deus disse: “Tu Senhor estavas comigo e eu não estava contigo”.  Eu preciso de Deus e sem Ele não sei viver nem sei quem sou… Com Deus a vida é mais vivida. As alegrias e as lágrimas têm outro sentido e sabor. É caminhar para o rumo certo! A oração é como que uma troca como fez a Samaritana junto do poço. Dá a Jesus água do cântaro da sua fadiga e, recebe d´Ele a Água Viva que alivia e sacia! “Ah, se soubesses Quem é quem te disse dá-me de beber, tu Lhe pedirias e Ele te daria…” Jesus pede: “Dá-me da tua água e pede-me Água!

Ah, se eu compreendesse bem o que é rezar a minha vida seria uma oração contínua! Tudo o que faria, eu faria com Jesus e para Jesus, mas ainda estou a aprender! A aprendizagem é uma característica principal dos humanos. Os que cresceram na selva com animais, (como o caso do “Menino Selvagem de Aveyron”), aprendem a sobreviver, os que crescem com humanos aprendem a viver como humanos (a ética…) e, os que rezam aprendem com Deus a serem “divinos”, se tornam de facto “Membros da Família de Deus”, como falou São Paulo! Esta é a nossa vocação e é por isso que eu quero aprender a rezar para cumprir a Sua vontade e ser o que Ele quer que eu seja!

Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio, para vigiarmos e orarmos!          

 Ir. Arta Izabel Lekaj, op


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dominismissio '23

Os Reis Magos