Diário de um Peregrino: Epidemia em Guimarães!

De Caldas ao Albergue de Valga ainda são alguns quilómetros (12km para ser precisa!), mas.... tenho para comigo que neste sábado, 11/06, a minha querida e linda cidade sofreu uma epidemia. Mais do que Tugas de bicicleta a passarem por nós e nós por eles, estes para mim eram especiais, eram Vimaranenses!!!! Num determinado momento do Caminho eu já nem dizia nada, pois quase já poderia adivinhar de onde seriam. 

Tudo começa pela manhã, com a bandeira do Vitória. Mais tarde, já em Caldas, senhores que passaram por nós, onde as camisolas tinham símbolos como o Castelo de Guimarães, o coração da Capital da Cultura 2012, o próprio D.Afonso Henriques.... lindo de ver! E depois destas imagens, eis que havia uma personagem, e quase sempre de braços no ar (não me perguntem porquê, nem sei de quem estou a falar ) que gritava: "Vitória.....Guimarães......Eu sou de Guimarães.....Bom Caminho...." e eis que, se passavam a 200km/h não diziam nada; os que passavam a 160km faziam ; os que vinham mais a trás e se apercebiam da algazarra, abrandavam (bastante até) e diziam: "Bom Caminho Guimarães....Bom Caminho", com estes ainda se conseguia trocar mais algumas palavras, pois eram tipo o "comboio intercidades" (explico-vos mais tarde os diferentes "comboios" que um peregrino que faz o Caminho a pé apanha!). 

Excerto entre as pedantes e os ciclistas, daquela terra que vocês já sabem (Guimarães):
Ciclista: 
- Ó Guimarães, és de onde?
- Guimarães! - respondeu a pedante que é natural de lá
- Sim, mas de que terra? - disse o ciclista 
- Ah...pois....de Candoso, São Martinho
Responde um outro amigo ciclista ao lado:
-Engraçado, eu também sou de Candoso, mas Santiago
Basicamente, Santiago é a freguesia ao lado, vá, ao ladinho da minha. Na volta ainda somos vizinhos! 

Depois deste grupo, onde nos deixaram palavras de incentivo para continuar, eis que passou um outro grupo e...pronto, alguns continuavam a ser de Guimarães. 

Ao chegarmos ao Albergue de Valga, depois dos banhos dados e dos pés tratados, à que sair para tratar do jantar. Quem chega ao albergue? Um grupo de Tugas de bicicleta (que não era de Guimarães) e que estavam a realizar a peregrinação num "Urbano", pois, paravam em todas as estações e apeadeiros ao verem as pedantes já a descansar e de banho dado no mesmo albergue onde iam ficar.... facada, duas catraias a "darem cabo" daqueles em que por vezes passavam a alta velocidade. Até mudaram de cor quando nos viram. Como sabia que eram Tugas disse "Boa tarde", mas, só a Freirinha é que foi bem educada e retribuiu com um  "Boa tarde Natália, boa tarde " Aqueles ciclistas que chegaram, mas que nunca tinhamos visto, esses foram super simpáticos. Eram de Valongo e começaram o Caminho em Lousada. 

Ponto da situação: banhos: check; jantar: check; foto de praxe: check; bolhas: a cicatrizar; pernas: massajadas; senhora no beliche ao lado: com os calores; Freirinha e eu: ainda não bebemos o suficiente para o tão animadas que estávamos ; basicamente tudo a andar, menos nós 
"Agora é descansar, recuperar forças para no dia seguinte continuar. A cada dia o seu desafio, é bem certo."

Santiago, estamos a chegar só nos faltam 33km e uns metros de paisagem 

Coração, símbolo da Capital Europeia da Cultura, GMR 2012


Foto de praxe no Albergue de Valga, com o Peregrino

Confirma-se, ela está a apontar o que vai acontecendo




















A saga continua, e com "lobos"!
Bon Camiño!
NF
 
p.s.- O mais bonito ainda estava para vir e foi logo no dia seguinte. Peregrinos (de bicicleta) com colunas em alto e bom som com música, que se calhar não era a mais adequada, mas respeitamos. Estes, eram também de Guimarães, mas da freguesia onde vivi muitos anos, Polvoreira. Dois deles moravam perto da minha antiga casa. Não me reconheceram (para bem deles ). Foram dois dias fantásticos onde passaram por nós vários Tugas de bicicleta e de várias zonas do norte de Portugal. Mas, continuo a dizer, Guimarães neste sábado (11 de junho)
foi alvo de uma epidemia, pois os senhores tiraram as biclas de casa e rumaram a Santiago de Compostela!     

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23