Dominismissio: Obrigado Senhor!

Sou uma pessoa que cria muitas expectativas em relação a algo que realmente deseje. E confesso que queria muito este Dominismissio, esta semana em plenas férias para me dar, para me sentir útil, para experimentar de uma forma diferente o que é isto do voluntariado.  
Mas Deus troca-nos sempre as voltas. Surpreende-nos pela calada com situações que ultrapassam quaisquer expectativas, obriga-nos a reagir e faz-nos ficar ali tempos e tempos a remoer no que acabou de acontecer. E tudo porque sabe que, no final de contas, algo vai mudar em nós.  

Por isso, obrigada, Senhor. Pelos momentos de trabalho, pelos momentos de partilha, pelos momentos de oração, pelos momentos de convívio, pelos momentos de descanso. Pelo grupo unido que fomos, pelas amizades criadas. Por me sentir verdadeiramente em família. Pelo carinho daqueles idosos, pela alegria daqueles bebés, pela energia daquelas crianças, pela disponibilidade de todos os funcionários das instituições e pelo acolhimento de todos os habitantes de Castro Daire.

Porque, através de cada um deles, foste-me ensinando que tudo isto é muito maior do que eu e do que eu quero ser: tudo isto é sobre o outro e do que precisas que eu seja para ele. Foste-me ensinando que não preciso de ser uma super-heroína, que dá tudo aquilo que tem, mas sim a simples presença que conforta só com um beijo. Foste-me ensinando que por mais atividades tão bem preparadas que se façam, às vezes é preciso aceitar que uma canção cantada ao ouvido, um estar disponível para ouvir um desabafo ou um aceitar que nos deixem bonitas com uma “subtil” sombra nos olhos vermelha e laranja é mais essencial.
Então, acho que agora percebi…
Que é preciso fazermo-nos pequeninos para alcançar as coisas grandes da vida.

Que essas coisas grandes são as mais pequeninas, aquelas que às vezes deixamos passar tão despercebidas.
Que são essas pequenas grandes coisas que nos impelem a ser mais e mais. Melhores! Maiores!
(Ai, só contrassensos com sentido!)



Vou de coração cheio. E o Dominismissio acabou DE COMEÇAR! 

Ana Emanuel Nunes



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23