O encontro
Quinta, dia 19, o tema foi "Pregar" pelo módulo do encontro. A Ir. Mary Catherine Hilkert, após as Laudes rezadas em francês iníciou os trabalhos. "Em Jesus Deus encontra o Homem da forma mais íntima possível". Pregar implica uma conversão do pregador e do ouvinte, implica conhecer, observar, ouvir... Assim fez Jesus, ficava sozinho, retirava-se, rezava; no caminho de Emaús escuta como se de nada soubesse, espera as perguntas... Tal como São Domingos escuta o estalajadeiro herege e diáloga com ele toda a noite, vive no meio do povo, em pobreza, em comunidade; tal como Jesus, envia dois a dois em comunidades de Santa pregação.
A segunda nota-chave foi do Frei Felicíssimo Martínez, op. Pregar com o corpo todo. A importância de comer e beber juntos, o corpo traduz encontro ou distância. Pregar e conversar sem considerar, sem olhar o outro, é monólogo A importância da Palavra, na cultura atual. - Segundo Humbert de Romans: "É preciso pregar fora da pregação". Acolher, olhar, considerar o contexto do outro. Pois negar a palavra é negar ao outro a sua dignidade...
E nos vários workshops, bem como nos painéis da Tarde, fomos percebendo que o encontro, o outro é a terra sagrada onde acontece a pregação.
Comentários
Enviar um comentário