Dominismissio - o 1º Dia

Testemunho da Cátia
O meu nome é Cátia Marques, tenho 24 anos, sou natural da Trofa, distrito do Porto e esta é a primeira vez que estou a viver esta experiência de ser voluntária no Dominismissio. Na realidade, acho que estava na hora de me dar aos outros e nada melhor que começar neste campo de trabalho.
O objetivo este ano é “desinstalar”, ou seja, “sair da zona de conforto”. Só passou ainda um dia, mas sinto que sou desafiada a cada minuto, mas são esses desafios e esses “desapegos” que nos fazem crescer enquanto pessoas. Mas a pergunta que se impõe é: crescer como? Sozinhos? Nem pensar! Deus está connosco e náo nos larga. Hoje ouvi a irmã Ana dizer “ Deus não nos larga e espera o tempo que for preciso”. Eu esperei até esta idade para iniciar este desafio e tenho a certeza de que sairei dele uma pessoa renovada e cheia de fé.
Quando acordei, não sabia ao certo o que me esperava. “Deixaram-me”, pela primeira vez na minha vida, num lar. Claro que já falei com idosos, faço isso no meu dia-a-dia, mas nunca desta maneira. Entrei uma pessoa e sai outra.
Não vou dizer que foi fácil. Durante toda a viagem tinha o coração a mil, mas quando lá cheguei bloqueei, porque senti medo. Mas de repente, olhei para o lado e estava uma senhora linda com o sorriso mais esperançoso que possa existir. Nela, eu encontrei a coragem que precisava para dar o primeiro passo. Estive ao pé dela a manhã toda e percebi porque é que gostei tanto dela. Nela, eu vi uma pessoa que todos os dias se senta na varanda sozinha e que hoje, sem saber porquê, deciciu sentar-se na sala de estar juntamente com todos os outros. Vi uma pessoa doce, calma, sorridente e carinhosa. Nela, eu vi Cristo. Graças a ela, eu fui corajosa e desafiei-me a mim mesma.
Hoje, deito-me com o coração cheio. Com a esperança de que amanhã o dia vai ser ainda melhor, porque sei que fiz a diferença. Sei que aquela senhora se vai lembrar de mim e que nunca me irá esquecer. Nem eu. Muito menos à forma como me tratava “pombinha linda”. Hoje também choramos as duas. Sozinhas, só um bocadinho. Mas como ela diz “não são os olhos que choram ‘pombinha linda’ é o coração, porque está feliz por estares aqui”.
Amanhã é um novo dia e com ele, uma nova oportunidade para seguir as pesadas de Cristo.
Por hoje, resta-me agradecer-Lhe por este dia. Obrigada Senhor.
Cátia Marques 


Comentários

  1. O teu testemunho foi uma inspiração, obrigada pelas tuas palavras de esperança.
    Carla Silva

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23