O MÊS DAS ESTRELAS

 “O amor tudo pode, o amor vence todas as dificuldades”.
                                                                      Teresa de Saldanha


Acreditem quando vos digo que o céu estrelado em Timor é diferente. Não há iluminação artificial das ruas, com o seu clarão amarelado, que roube o esplendor tão próprio de cada estrelinha que brilha no negrume da noite. A passear de noite, deitada na caixa aberta da pick-up, a olhar o Alto, ou sentada confortavelmente no quentinho do carro, percorrendo o alto da montanha, a olhar pela janela os vales e as pequenas luzes das casas dispersas espalhadas nas encostas, tal céu estrelado na Terra, faço minhas as palavras do Salmo: "Quando contemplo os céus, obra das Tuas mãos, a Lua e as estrelas que Tu criaste, pergunto o que é o homem, para dele Te lembrares, o filho do homem para que nele penses?" O Homem só pode ser amado por este Pai-Nosso que está no Céu, este Pai que efetivamente está, este Pai que é o Céu, que nos cobre nos dias de alegria e tristeza, que cobre todos os lugares e todas as pessoas, que não tem fronteiras, que permanece eternamente. Este Pai que fez a luz, que fez o mar e a terra, que fez as plantas e os animais, que tudo criou. Mas, no que toca ao Homem, ousou dizer "Façamos". "Façamos o Homem à minha imagem e semelhança". Ousou dizer-me "Quero-te criar contigo", ousou dizer-me "Quero que escrevamos a tua história juntos".

Passou mais um mês de missão. Mudei de comunidade, permaneceu a fé de estar em fase crescente. De ser esta lua que quer irradiar a luz que recebe do Sol, a caminho de se preencher, de viver estas novas experiências, de se redescobrir e crescer nestas novas relações, ou melhor, constelações que se vão formando. Porque cada um é uma estrela, porque no olhar de cada um eu vejo um brilho celeste. De entusiasmo, quando começam a explorar a flauta de bisel; de alegria, quando jogam o jogo do chinelo; de carinho, quando competem para me dar a mão, me enchem de beijinhos e abraços e me surpreendem; de realização, quando, cheios de atenção, apresentam em público tudo o que prepararam com tanto cuidado, se vêm capazes de decifrar uma partitura e de ouvir a música que eles próprios fazem soar. De muita amizade, quando, entre português, tétum ou inglês, o importante é comunicar, quando seguimos juntos ao final de mais um dia a aprender estas línguas uns com os outros, a brincar ou a cantar, quando sei que, para onde quer que vá, tenho uns meninos que correm para me fazer companhia e umas verdadeiras irmãs que me dão a mão e ouvem as minhas histórias, sem que ninguém me deixe nunca sentir sozinha.
Mais um mês de missão se passou. Há momentos em que as saudades começam a ser menos fáceis de gerir e aquele "ainda só passou um mês" por vezes gosta de aparecer entre o "já passou mais um mês!!" que largamente me tem invadido por tudo o que tem sido Timor neste meu caminho. São as alturas certas de recordar que, de facto, as pessoas especiais, os meus companheiros, mesmo do outro lado do mundo, são estrelas que continuam a brilhar e a saber-se fazer presentes. São as alturas de saber que é hora de agarrar tudo ainda com mais força. "Há mais estrelas no céu do que pedras no caminho..." É a altura de olhar para a minha vida e perceber o quão feliz me sinto, o quão alinhada me sinto com Ele, com o mundo, com os outros e com o meu próprio ser. É altura de olhar com coração de ver e contemplar os fenómenos especiais de rara beleza que podem acontecer: luas cheias, luas vermelhas, luas de fogo. "Sê quem Deus te destinou a ser e o mundo se incendiará!"

Neste céu estrelado, sei que posso sonhar ir ainda mais longe. Sei que feliz serei se acreditar que tudo o que foi dito por Ele se cumprirá... por se cumprir comigo. Aqui, em Timor, este nosso Céu, este nosso Pai é "Maromak" que significa literalmente "O Brilhante". O que sempre brilha, o mais brilhante, aquele que, por mais fácil que às vezes pudesse ser, tem um brilho que é impossível de conter. A quem iremos se só Ele tem palavras de vida eterna?
Que o Seu brilho continue a iluminar esta nossa missão.
Ana Emanuel Santos Nunes 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23