O caminho faz-se caminhando

Desde pequena que ouço a expressão "o caminho faz-se caminhando" utilizada em diversos contextos, contextos esses que fui descobrindo ao longo da minha breve estadia neste mundo. Mal eu sabia que nesta Peregrinação a Santiago de Compostela ia descobrir todo um novo sentido para estas palavras.
Para mim toda a aventura começou ainda antes de partirmos, na última reunião do grupo. Esse final de tarde foi como uma antevisão do que iria ser uma das melhores experiências das nossas vidas: tivemos oportunidade de caminhar juntos, de nos sentarmos à mesma mesa, de partilhar um pouco daquilo que somos e de rezar para que tudo corresse pelo melhor.
Eis que depois de uma noite meio agitada, devido à ansiedade, se inicia o Caminho. Podia descrever cada dia, cada passo dado ainda tão presente na minha memória, mas vou direta ao que mais marcou, ao que me faz querer repetir os quilómetros percorridos e 'gritar a toda a gente que fui peregrina'.
A partilha da experiência com aqueles que a fazem connosco é algo inexplicável... os sorrisos e gargalhadas trocados nos momentos em grupo, a partilha de vivências com alguém que nos ouve com toda a atenção, a ajuda e os conselhos de quem nos olha com amor e simpatia, a superação do esforço físico com cantorias e momentos de oração que nos fazem esquecer qualquer dor e as paisagens de tirar a respiração que nos dão alento.
O testemunho de pessoas com histórias inspiradoras como a da Irmã Flávia, do Padre Leonel e da querida Natália que nos veio visitar.
 
A preparação das refeições e das eucaristias, com um pouco do trabalho de cada um, sem queixume, depois de um dia cansativo.
O encontro diário com o Pai, a honra de poder vislumbrar tudo o que Ele criou, de ler e ouvir as Suas palavras, de refletir sobre os Seus ensinamentos e de agradecer, agradecer muito!

Só me resta concluir que esta Peregrinação foi, sem dúvida, um dos mais belos caminhos de todos aqueles que fui percorrendo até hoje e agradecer a todas as pessoas que o tornaram possível! Lembrem-se: "Dirigi os vossos passos pelo caminho certo"! Buen Camino!
Mª Beatriz de Oliveira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23