Dominismissio’19 | 7-14 Agosto | Alandroal

Neste ano missionário, respondendo ao apelo dos nossos bispos, o Dominismissio voltou a descer ao Alentejo, mais concretamente à unidade pastoral do Alandroal, de que é pároco o Pe. Rogério Ramos. A oitava edição do campo de trabalho, organizado pela Pastoral Juvenil das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, aconteceu entre os dias 7 e 14 de Agosto e contou com a participação de 23 jovens acompanhados pelas irmãs Flávia Lourenço e Ana Margarida Lucas e ainda pelo Pe. Leonel Abrantes, da diocese de Aveiro.

Sabemos que cada Dominismissio é único e irrepetível e este mais uma vez assim o foi. A nossa ação decorreu nas instituições de crianças e idosos da vila do Alandroal e também de Terena, duas das sete paróquias desta unidade pastoral. Juntos dos que mais precisam, os jovens foram convidados a levar um gesto, um sorriso de alegria, a dar esperança e carinho aqueles que se encontram mais sozinhos e esquecidos pela sociedade. Muito mais do que fazer, cada um foi desafiado a ser. Além da missão nas instituições, este ano o nosso campo de ação estendeu-se, a pedido do pároco, também à missão porta-a-porta nos bairros do Alandroal, dando corpo às palavras do Papa Francisco, que deseja uma igreja em saída. E assim, todos os dias percorremos um bairro diferente, animando, cantando, batendo à porta e entrando onde foi possível, anunciando a Eucaristia celebrada diariamente em cada bairro. Com os que desejaram rezamos, pedindo a bênção de Deus sobre as famílias, sobretudo os doentes. Encontramos gente sozinha, esquecida, para quem fomos a única visita em muito tempo. Em qualquer um dos sítios onde estivemos, houve lágrimas que nos correram pela cara e silêncios profundos perante histórias que nos desarmaram.
Houve um agradecer a Deus, os muitos benefícios que Ele nos concede em cada dia. A generosidade de tantos que partilharam do que tinham e nos mimaram em cada dia. Houve também gente que nos visitou, que celebrou connosco e connosco se sentou à mesa, partilhando a sua vida e a sua missão. Lembramos com especial carinho a nossa superiora geral, Ir. Rita Nicolau, a provincial, Ir. Alzira Ferreira, a comunidade das Irmãs de Estremoz, o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra e o casal Neves e Rosária.
Foram muitos os sentimentos vividos ao longo destes dias, durante os quais procuramos ser semente lançada à terra. Não nos preocupamos com os frutos, pois sabemos que uns são os que semeiam, outros são os que regam e outros serão os que colherão. A nós foi apenas pedido que não tivéssemos medo de ser semente, que morre para dar fruto!

Ir. Ana Margarida Lucas 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23