Deixar-me conduzir

Sou a Ana Mercês, uma jovem de 23 anos que (se Deus quiser) acabo este ano o curso de enfermagem.

Nasci numa família católica e sempre fui habituada a ir à missa aos domingos desde muito pequena. Íamos sempre em família e para mim era tão normal que nem pensava muito nisso.

No ano em que fiz o crisma percebi que nunca tinha reparado o quanto Deus me ama e o quão importante é para mim ter Deus na minha vida. A minha relação com Deus foi sendo cada vez mais próxima. Nesse ano comecei a pedir a Deus que me ajudasse a perceber o que é que Ele queria da minha vida. Com o tempo, continuei a rezar e a fazer esse pedido, mas nem sempre era fácil perceber se era Deus quem me falava.

Ao longo da minha vida já tive que tomar várias decisões e as mais importantes só consigo tomá-las depois de estar em oração. Lembro-me do dia em que decidi que queria estudar enfermagem. Eu tinha acabado o 11º ano e já me tinha inscrito no 12ºano de um curso profissional (bastava-me aguentar esse ano para ter um curso e poder trabalhar). Mas nesse dia, dei por mim a pensar que não era isto que eu queria da minha vida. Gostava do curso, mas não me via a fazê-lo para o resto da vida. Comecei a pesquisar outros cursos e percebi que a área da saúde era uma área com a qual me identificava e o curso de enfermagem parecia-me uma boa opção.

Nessa altura tinha a possibilidade de ir à missa diariamente e nesse dia não foi exceção. Fui à missa e quando voltei senti que estava a tomar a decisão certa. Percebi que tinha que trocar de curso e que a minha meta nesse momento era conseguir entrar no curso de enfermagem. Desisti do curso profissional que estava a tirar e voltei para o 10º ano, para a área de ciências para poder entrar depois no curso de enfermagem.

Consegui entrar na minha primeira opção de candidatura: Enfermagem em Leiria. Estava muito contente e aí comecei uma nova etapa da minha vida.

Sempre gostei de planear tudo e toda a minha vida estava a correr como eu tinha planeado. Até que em março do ano passado tudo mudou de repente.

Eu tinha acabado de começar um novo estágio (que até estava a correr bem). Mas um dia, quando cheguei ao centro de saúde recebi a notícia de que o meu estágio tinha sido cancelado. Na altura não percebi bem porquê. Não tinha a noção do que se aproximava, mas a escola percebeu que era melhor prevenir e tomou essa decisão para garantir a nossa segurança.

Todo o segundo semestre (de março a julho) era de estágio e, como foi cancelado, começámos a ter aulas online para darmos a matéria do ano seguinte. Em setembro tive as últimas aulas e o resto do ano serão estágios até ao final de julho.

Em janeiro de 2021 consegui acabar os estágios do ano passado que tinham ficado para trás. Neste momento estou em estágio, mas tal como toda a gente, vivo na incerteza. Nunca sei se o que está planeado vai ou não acontecer. Gostava muito de acabar o curso no final de julho, mas só Deus sabe se será ou não possível.

No meio de tantas incertezas, tenho apenas a certeza que Deus me ama e sabe o que eu preciso e o que é melhor para mim. Mesmo que eu não entenda e pense que não faz sentido, sei que nada acontece por acaso. Deus às vezes troca-nos as voltas, mas se confiarmos n’Ele e nos deixarmos conduzir, torna-se mais fácil encontrar a paz, mesmo no meio das dificuldades.

Ana Mercês

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23