Ascensão - na catequese floral de minha mãe

Cristo subiu aos céus...
A quinta feira da Ascenção, ou da Espiga, foi feriado em Portugal, era assim, quando a minha mãe era pequena,contudo, ao deixar de ser feriado nas negociações entre a Igreja e o Estado, a solenidade liturgica  passou para Domingo. 

Recordo-me de ir com a minha mãe pelos campos, apanhar o ramo, mesmo quando no primeiro ciclo íamos com a escola, eu não dispensava ir com a minha mãe! A papoila vermelha para nos lembrar que Jesus deu  o seu sangue por nós; A espiga porque Jesus se fez pão, para que nunca nos falte o pão; o malmequer amarelo, simboliza o dinheiro, pelo qual Jesus foi entregue, para que nunca nos falte o dinheiro, mas nunca nos deixemos corromper pela ganância; o malmequer amarelo e branco, porque as flores são o símbolo da alegria, da beleza que Deus é; o ramo de oliveira, simbolo da paz, da luz, o próprio Cristo é a luz do mundo e as candeias usavam azeite para dar luz.   
E porquê cinco de cada, mãe? Para que nunca esqueças que o Senhor por ti e por mim, teve cinco chagas... E assim era a catequese florar de minha mãe... Claro que nalguns anos eu prosseguia as questões para a Assunção... Nalgumas perguntas, como boa educadora, a minha mãe, dizia: "Eu acredito, Jesus subiu ao céu para enviar o Espírito Santo. Mas não te sei explicar melhor, pergunta ao Senhor Padre Eduardo!" E a verdade é que o meu Santo pároco nunca deixou de me respoder, mesmo quando as minhas questões eram sobre a sua homília! Hoje recordo ambos e sei, que só os sábios, os humildes, reconhecem não saber tudo... Que só esses aceitam que meio palmo de gente os questione... 
PS: Não referi que o ramo tem cinco coisas, e certamente já descobriram a resposta!!! 
Ir. Flávia Lourenço, op 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23