São Domingos: o amor

 "Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros" Jo 13,31-35. Neste final do Evangelho do V domingo Jesus traça o programa de todo o discípulo, ou melhor de todo o cristão.
"Domingos de Gusmão apareceu numa época de crise com um projecto de Evangelização na simplicidade, na pobreza e na verdade, oferecendo a sua própria vida: Senhor que nada me custe pela salvação da humanidade."
Contudo é bom lembrar que o projecto de Domingos não surgiu de nenhum estudo ou tratado teológico, mas da vida. É na estalagem com as heresias do estalajadeiro que Domingos sente a missão de pregador, de resgatar aquele homem do erro, mas cedo pressente a necessidade de cumprir este mandamento de Jesus. É no amor ao Irmão, na comunidade fraterna que Domingos personaliza a pregação Dominicana. 
No outro dia liguei para confirmar a cirurgia de uma Irmã, a seu pedido. Do outro lado a telefonista perguntava-me qual a relação de parentesco. Gaguejei, para mim é claro que é minha Irmã, mas como explicar, tantas vezes as pessoas não entendem.. Depois lá expliquei...
E a verdade é que a pregação do/a dominicano/a é amar o outro e formar comunidade. 
Ir. Flávia Lourenço, op

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23