São Domingos: Estudo

S. Domingos, Félix Hernandez
São Domingos de Gusmão, nasceu em 1170 ou 1171 em Caleruega, Diocese de Osma – Espanha. Filho de Félix Gusmão e de Joana d’Aza, teve dois irmãos: António e Manés. Aos 6/7 anos foi estudar para um Colégio (Gumiel de Izan), entregue a um tio arcipreste, prossegiu os estudos em Palência (filosofia e teologia). Em 1201, com a situação da Igreja em Espanha, o bispo de Osma faz-se cónego regrante de Santo Agostinho. Também Domingos com 22/23 anos, faz-se Cónego Regrante. É Ordenado sacerdote  e depois subprior de  Osma.
Acompanhou o seu Bispo ao Norte da Europa (Dinamarca), (1203 a 1205). Ao atravessarem o sul de França deparam-se com as heresias (valdenses, albigenses e cátaros). Foi aí na estalagem que domingos iniciou a missão da pregação. 
Frei Angélico, op
   Em 1206 – Diogo (Bispo de Osma) e Domingos em Montpelier encontraram os legados papais, que combatiam as heresias, sentem-se interpelados e  começam a pregar ao estilo do Evangelho, sem a pompa e a riqueza da época.  É o  estilo mendicante, apenas os livros necessários para a formação. A tónica da Ordem que funda é a Verdade, a procura desta Verdade que é o próprio Deus. 
Autor desconhecido
Domingos nunca colocou os livros, nem os objetos materiais acima do ser humano, pois enquanto estudante chegou mesmo a vender os livros, com o argumento, "Que não podia estudar em peles mortas, se os irmãos morriam de fome". Contudo percebe a importância de estudar as Escrituras, uma vez que os hereges as conheciam muito bem! Será também por esse motivo, que envia os seus irmão, da recém fundada Ordem, para as Universidades, para que sejam mentes esclarecidas, que procurem a Verdade. São Domingos vê o estudo como um caminho para Deus!   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Reis Magos

Quarta-Feira de Cinzas - Quaresma