ENTRE TANTOS - 29.02.20

Resultado de imagem para 29 de fevereiro


O dia 29 de fevereiro sempre foi para mim um dia mágico. Quando era pequena, descobri que o pai de um amigo da minha turma fazia anos nesse dia e, tal era a confusão, que julgava que ele tinha todo o direito de andar a espalhar por aí que em vez dos seus 36 anos, tinha apenas 9 :p Para além disso, deveria celebrar o aniversário às 12h00 em ponto do dia 28, exatamente a meio caminho entre o dia 28 de fevereiro e 1 de março, como se fosse naquele momento que se abria o portal secreto para o dia 29.


Resultado de imagem para 29 de fevereiro


Cedo me apercebi que isto era realmente coisa de criança, mas tive outra fase, não muito depois para ser sincera, em que me lembro de querer muito que me calhasse ser eu a escrever a data no quadro nas aulas quando chegasse este dia, queria ter o privilégio de escrever esta data especial que só dali a 4 anos voltaria a ter a oportunidade de escrever. Queria tanto escrevê-la que me lembro perfeitamente que esse dia calhou à Beatriz Marinheiro e eu fiquei bem invejosa! 
Foi então que percebi, quando comecei a ter aulas de físico-química, que esse dia era acrescentado de 4 em 4 anos para compensar o desfasamento entre o calendário de 365 dias e o movimento de translação da terra de 365,2422 dias. E foi então que este ano, mais uma vez bissexto, me detive a pensar em algo mais simbólico, que me veio à mente num dia na estrada, quando metemos a música que gostamos a tocar no rádio e deixamos os pensamentos seguir para onde querem. 
Somos muitos os que desejamos voltas de 180º na nossa vida, reviravoltas que curem as nossas insatisfações, os nossos medos e as nossas revoltas. Olhamos a vida dos outros e invejamos o seu desprendimento, a sua alegria, o seu otimismo, o seu sentimento de realização. Damos por nós a viver os momentos, normalmente os momentos mais marcantes - Natal, Ano Novo, Páscoa, aniversário, Verão, início do ano escolar, a pensar "eia, já passou um ano!" e vemo-nos exatamente no mesmo sítio, de nada nos valeram as nossas resoluções. 
Contudo, o ano não é uma volta de 360º, circum-navegação completa de nós mesmos, igual ponto de partida e chegada; é sim volta de 365º, onde vamos chegar ligeiramente e inevitavelmente mais longe do que começámos. E ano após ano, sempre ligeiramente e inevitavelmente mais longe do começámos, em anos bissexto 1º ainda mais!


Resultado de imagem para translation movement of the earth


A verdade é que nunca seremos mais os mesmos e isso é bom. Conseguir perceber estes 5 ou 6º de diferença é difícil, por vezes nada claro. Por vezes precisaremos dos outros para que nos chamem a atenção, que se surpreendam connosco e nos façam pensar "realmente, há um ano não teria feito isto desta maneira…". Outras vezes seremos nós a perguntarmo-nos como conseguimos conquistar algo, por mais pequeno que seja.
Viver sabendo que nunca mais seremos mais os mesmos pode-nos trazer esse otimismo que tanto invejamos, desde que saibamos ser pacientes para impelirmos a nossa própria canoa, sem nos deixarmos ir à toa, olhando de frente os escolhos. Ficar no cais é que não! E deixarmos que o Sol brilhe sempre, que inspire tudo. 
Lembra-te: este ano a volta é de 366º! E o dia 29.02.20 é o dia perfeito para começar a contar o ano, com o extraordinário que pode animar toda a jornada. Se fores como eu em pequenina, terás todo o direito de só daqui a 4 anos sentires efetivamente que mais uma volta se deu… e depois de tanta volta, estarás efetivamente bem mais longe! Mas aproveita antes cada uma, sem medos, com confiança e fé em ti mesmo e naquilo que és e queres ser. 
29.02.20, o dia em que me permiti continuar a crescer, apontada ao alto. Vamos nessa! 


Ana Emanuel Nunes


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23