Via Sacra com a Madre Teresa de Saldanha

1ª Estação - Jesus no Jardim das Oliveiras


 A Via Sacra é fazer o caminho com Jesus, é aprender com quem foi/ é o próprio Amor... Sendo uma devoção popular no nosso país, também Teresa de Saldanha nos pode ajudar a viver esta devoção! A Madre Fundadora viveu de uma forma muito intensa o mistério da Quaresma/ Páscoa, convém lembrarmo-nos que foi ao pintar o "Ecce Homo", o Cristo desfigurado, flagelado, que ela sentiu o apelo vocacional. Para Teresa de Saldanha a Semana Santa, o preparar a liturgia pela música tornava-se um tempo de aprofundamento da fé, "quase um Retiro".
Neste tempo especial de isolamento, devido ao Coranavírus, somos convidados a aproveitá-lo para viver de forma mais intensa a Quaresma e em cada estação da Via Sacra,  a aprender, com Teresa de Saldanha a viver a cruz com a leveza de quem sempre colocou Deus acima de tudo,  "Deus super omnia".

Jesus hoje continua a sua paixão em muitos lugares do globo. Vamos unir-nos nesta Via Sacra à dor de todos os povos, sobretudo aos que mais sofrem em Moçambique, Venezuela, Íemen, Sudão do Sul, Síria, Colombia, Congo, Indía… também  a todos os infectados pelo COVID – 19 e pelos que os tratam e os que têm de os proteger…
Connosco nesta caminhada, está a Madre Fundadora que tão serenamente se associou à Paixão de Jesus, e bem sintetizou, para nós, essa sua vivência.
1ª Estação - Jesus no Jardim das Oliveiras

V/ Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus!
R/ Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Do Evangelho de S. Marcos
Foram a um horto chamado Getsémani. Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, e disse-lhes:
A minha alma está numa tristeza de morte; ficai aqui e vigiai. E adiantando-se um pouco,
caiu por terra e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora.  E disse: Abba, Pai, tudo Te é possível, afasta de Mim este cálice! Contudo, não se faça o que Eu quero, mas o que Tu queres. (Mc 14, 32-36)

A Cruz na vida da MF: Eu desejo, sobre todas as coisas, fazer a Vossa Divina vontade e reconheço, humildemente, que estou pronta, absolutamente pronta, para obedecer aos Vossos mandamentos e cumprir o que desejardes de mim. Só tenho um desejo, que é o de Vos pertencer inteiramente, ó meu Jesus.
Em todas as coisas, o meu único desejo é saber claramente e fazer a Vontade de Deus. 

Senhor Jesus, tem compaixão dos que têm verdadeiros motivos para a tristeza e choram a sua dor numa
grande solidão… Ajuda-nos a acolher sempre a vontade de Deus.

Senhor, tende piedade de nós


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23