Catarina de Sena, Doutora da Igreja em 1970

Jubileu de Ouro de Stª Catarina de Sena Doutora da Igreja 1970-2020 

 Dia 1 de Outubro - É o início do mês missionário: Eis-me aqui, Senhor, envia-me (cf. Is 6, 8).

Dia 1 de Outubro, dia de Santa Teresinha de Lisieux. Carmelita de clausura, é padroeira das missões, porque na sua Oração e no ardente desejo missionário descobriu que a sua vocação é o Amor,  e o amor é a missão da Igreja! 


Catarina, nasceu em Sena, a 25 de março de 1347,  filha de um casal de tintureiros, numa família numerosa. Nos dez últimos anos de sua vida, a jovem leiga escreveu ou ditou 382 cartas sobre os mais diversos assuntos, marcadas pela sabedoria e profundidade teológica que lhe mereceram ao título de Doutora da Igreja, dado pelo Papa Paulo VI, em 4 de Outubro de 1970, juntamente com Stª Teresa de Ávila. E em 1997 também Santa Teresinha foi proclamada Doutora da Igreja.

 Desafio de Santa Catarina de Sena: A nossa vida é uma pequena barca, construída pelo Espírito Santo.(...)  O piloto dessa barquinha é o próprio Espírito Santo, O qual jamais erra. (...)O que importa é que se exercitem nas virtudes e perseverem até à morte… O importante é o amor com que a pessoa perseverar na [relação com Deus]. (Diálogo)

 Desafio de Teresa de Saldanha: Três [nossas] Irmãs missionárias que, corajosa e generosamente, deixam o seu país, para irem para tão longe, trabalhar noutros países, para a Glória de Deus, para a nossa querida Congregação e para a salvação das almas… É uma grande consolação para mim receber notícias das queridas e amadas Irmãs e minhas tão queridas filhas, que estão tão longe de mim a trabalhar pela glória de Deus, em países tão distantes! A grande cruz é ser tão longe e a grande dificuldade na correspondência… (Cartas da MF, após 1910) 

 Desafio do Papa Francisco

                   

Deus é sempre o primeiro a amar-nos e, com este amor, vem ao nosso encontro e chama-nos. A missão é resposta, livre e consciente, ao chamamento de Deus. Mas só a podemos sentir, quando vivemos numa relação pessoal de amor com Jesus vivo na sua Igreja. 

Reflexão: 

Estamos dispostos a aceitar desafios onde testemunhar a nossa fé e proclamar o Evangelho, colaborando na edificação da Igreja, segundo o Espírito Santo?

Como Maria estamos prontos a permanecer sem reservas ao serviço da vontade de Deus? (cf. Lc 1, 38)

Esta disponibilidade interior é muito importante para se conseguir responder a Deus: Eis-me aqui, Senhor, envia-me. E isto respondido não em abstrato, mas no hoje da Igreja e da história. (Dia das Missões, 2020) 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Reis Magos

Quarta-Feira de Cinzas - Quaresma