Fazer memória: Alandroal

 O "Fazer memória" é uma atividade quinzenal dinamizada pela PJVIDSCS, que decorre no zoom, composta por 10 Encontros. Ontém foi o 9° e fez memória do Dominismissio de 2019, que decorreu no Alandroal, como tema abordamos a segunda virt virtude teologal, sendo elas: a fé, a esperança e a caridade. A atividade foi preparada pela Maria Carolina e Margarida Bailão. 









Reflexão

A esperança não desilude. Esta é talvez a frase mais repetida pelo Papa Francisco. O motivo desta escolha reside, diz o Papa, na necessidade que temos de esperança “nesta época que parece obscura, na qual às vezes nos sentimos perdidos […]. Não podemos deixar que a esperança nos abandone, pois com o seu amor Deus caminha ao nosso lado. […] Cada um de nós pode dizer: “Espero, tenho esperança, pois Deus caminha comigo” (7 Dezembro de 2016).

A esperança é, pois, um dos atributos da existência cristã. Ser cristão é ter esperança, é ser esperança. O cristão confirma o dito popular “enquanto há vida, há esperança” e leva-o mais longe prolongando-o para além do tempo: porque há vida eterna/plena, também a esperança é eterna/plena.


E para ti: o que é ser cristão?


Cântico – Deus é amor

Deus é amor: atreve-te a viver por amor.

Deus é amor: nada há a temer.


Numa das suas homílias, o Papa Francisco disse: “Ser cristão é sair de si rumo a Deus. Deus não pára, não vai só até certo ponto, mas vai até ao fundo, no limite; não pára no meio do caminho da salvação. Não diz: «Eu fiz tudo, agora o problema é deles.» Ele vai, sai. 

É triste o pastor que abre a porta da Igreja e fica ali à espera. É triste o cristão que não sente dentro, no coração, a necessidade de contar aos outros que o Senhor é bom.”


Cântico – Deus é amor

Deus é amor: atreve-te a viver por amor.

Deus é amor: nada há a temer.

Oração

Boas razões para confiar em Jesus

Nunca deixou os amigos pendurados.

Defendia que o amor é que faz o mundo andar para a frente.

Era como uma bússola, apontando o caminho, 

Mas deixava a liberdade de O seguirem ou não.

Deixava um sabor de esperança e de alegria 

Em todos os que O escutavam.

Olhava com ternura para aqueles 

Para os quais ninguém se dignava olhar.

Acreditava que em qualquer pessoa havia algo positivo.

Tinha um coração grande como o céu de onde vinha.

Amava o silêncio.

Partilhava pão e coragem


Cântico Final – Irei ficar

És a razão de eu caminhar

Com o Dominismissio nesta estrada
Um Caminho, uma Saída
ou entrar na Encruzilhada

Estou num ponto sem retorno
Ou talvez na minha entrada

Irei ficar? (irei ficar!)
Irei seguir? (eu vou ganhar!)
Irei conTigo à minha frente
Gritar a toda a gente:
Que sou Missionário!

É difícil entender
O que de mim mais se espera
Quando não há solução
E quando tudo desespera

Estou a tentar encontrar
Um Rumo Novo nesta estrada

Irei ficar? (irei ficar!)
Irei seguir? (eu vou ganhar!)
Irei conTigo à minha frente
Gritar a toda a gente:
Que sou Missionário!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23