Início das aulas em tempo de pandemia

                                  


      Foi me pedido que escrevesse sobre o início das aulas em tempo de pandemia e, como não podia deixar de ser, abracei este desafio proposto pela irmã Flávia, com muito agrado. Olá! Chamo-me Ana Rita e sou uma aluna do 11º ano no curso de Ciências com Biologia e vou contar-vos o que foi para mim voltar às aulas nos tempos difíceis em que vivemos.

     Ainda me lembro vivamente da semana antes das aulas começarem, estava totalmente “aterrorizada”. Só me vinham à cabeça questões como estas: “Eu vivo com os meus avós... e se eu for infectada?”; “Poderei abraçar os meus amigos como dantes?”;  “Onde é que vou almoçar?... na escola, em casa ou fora com os meus amigos tal como no ano passado?”.

Tantas perguntas para uma resposta simples, fria e vazia... “não faço a mínima ideia!”.

     Dia 15 de setembro às 6h30 acordei e dei por mim a arranjar-me para voltar à realidade da qual estive afastada 6 meses. Cheia de dúvidas e com muito receio entrei pelo portão principal, dirigi-me à minha sala, sentei-me e esperei. No primeiro intervalo fiquei reticente na forma como agir, mas logo passaram as incertezas quando fui abraçada por uma das minhas melhores amigas. E foi nesse momento em que senti um alívio no meu coração e aquela ansiedade e falta de ar passou.

     Já se passaram mais ou menos 15 dias e se me perguntarem se já me habituei a esta nova realidade a minha resposta vai ser “Claro que não!”. É tão estranho isto tudo... temos de andar pelos corredores no sentido das setas no chão, temos de usar o bar na hora em que nos é estipulada, temos de andar distanciados nos corredores, temos de conter a vontade de tirar a máscara e acariciar aqueles que estão tão perto de nós mas tão longe, temos de fazer dez mil coisas que não fazíamos à 7 meses atrás. Temos de ser responsáveis, mais do que nunca, por nós, pelos nossos professores, pelos nossos amigos, pelos nossos colegas, pela nossa família, temos de ser responsáveis pelo futuro.

     Muito resumidamente, voltar não é fácil, mas é ainda mais difícil ficar, por isso, eu e todos os jovens que começamos a estudar ou que irão começar em breve, devemos ser cuidadosos por todos. Por favor, sejam cautelosos por vocês, por mim e por todos nós. 

                                                                     Um bom ano letivo

Fiquem bem 

                                                        Ana Rita Costa de Sousa     

Comentários

  1. Muito bem. Gostei e desejo te muitas felicidades e continua com esse quidado Deus te proteja. Obrigada pels partilha.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23